Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Finanças e BEI assinam acordo para chegada de 750 milhões em fundos

Mário Centeno e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento estiveram juntos para firmar uma nova vaga de dinheiro europeu para Portugal. Projetos inovadores podem candidatar-se aos fundos oferecidos pela União Europeia.

Finanças e BEI assinam acordo para chegada de 750 milhões em fundos
Notícias ao Minuto

16:24 - 01/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Investimento

É um dos grandes balões de oxigénio para a economia portuguesa: o investimento estrutural europeu, financiado pelo dinheiro da União Europeia, chega de forma faseada a Portugal e ajuda muitos empresários a atingir os seus sonhos profissionais. 

No Ministério das Finanças, Mário Centeno e o vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Román Escolano, assinaram um acordo que vai garantir a chegada de mais 750 milhões de euros aos cofres do Estado, para serem depois distribuídos através do programa estratégico Portugal 2020. 

"O investimento agora acordado entre Portugal e o BEI apoiará a concretização dos projetos a financiar pelos Fundos Estruturais da União Europeia até 2020", pode ler-se num comunicado oficial enviado pelo Ministério das Finanças à redação do Economia ao Minuto. 

"Este instrumento irá contribuir para uma rápida, eficiente e integral utilização em Portugal dos fundos europeus. Permitirá, assim, fomentar a competitividade e a internacionalização da economia portuguesa e, simultaneamente, promover a geração de emprego, a valorização dos recursos humanos, a inclusão social e a coesão territorial." 

Com um projeto "nas áreas da inovação e investigação, educação, desenvolvimento empresarial, saúde, eficiência energética e energias renováveis, melhoria de abastecimento de água e reabilitação urbana", os interessados terão maiores hipóteses de receber apoio público. 

"Ao apoiar o financiamento da contrapartida nacional dos Programas Operacionais do Portugal 2020, o presente empréstimo do BEI dará certamente um importante contributo para aumentar o investimento, sobretudo por parte do nosso tecido empresarial", declarou Mário Centeno durante a conferência de imprensa de assinatura do acordo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório