Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 26º

Crescimento da China no primeiro semestre em linha com expetativas

O desempenho da economia chinesa no primeiro semestre do ano foi sustentado e em linha com as expetativas e a China está confiante de que vai atingir a meta traçada para todo o ano, afirmou hoje o primeiro-ministro.

Crescimento da China no primeiro semestre em linha com expetativas
Notícias ao Minuto

10:39 - 15/07/16 por Lusa

Economia Li Keqiang

"A nova economia é vibrante, novos tipos de negócios estão a crescer e a nova dinâmica de crescimento está a acumular-se", disse Li Keqiang num discurso na 11.ª Cimeira do Encontro Ásia-Europa (Asia-Europe Meeting, ASEM), o principal fórum informal entre a Ásia e a Europa nos domínios político, económico, social e cultural, que decorre até sábado em Ulan Bator, capital da Mongólia.

O primeiro-ministro chinês proferiu os comentários pouco depois da publicação de dados macroeconómicos relativos àquela que é a segunda potência mundial.

Segundo as estatísticas oficiais, hoje divulgadas, o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 6,7% no primeiro semestre do ano, atingindo os 34,06 biliões de yuan (4,6 biliões de euros).

O crescimento da economia no segundo trimestre foi ligeiramente maior do que o esperado (igualmente 6,7%), igual ao desempenho do primeiro trimestre do ano, alimentando esperanças de que a economia chinesa entrou num período de crescimento mais lento, mas constante.

"A China vai inabalavelmente manter a política de reforma e de abertura e levar adiante as suas reformas estruturais", disse, concluindo que o país está confiante de que vai alcançar as metas definidas para este ano e de que irá garantir taxas médias-altas de crescimento para levar a economia a níveis de desenvolvimento médios-elevados, concluiu.

Após três décadas a crescer a uma média de quase 10% ao ano, Pequim situa a meta de crescimento anual para os próximos cinco anos entre 6,5% e 7%.

A economia da China cresceu 6,9% em 2015, o ritmo mais lento dos últimos 25 anos.

DM (JOYP) // ARA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório