Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Alojamento local pode interferir no desgaste dos condomínios

A instalação de espaços de alojamento local numa fração autónoma de um imóvel pode interferir na segurança e no desgaste dos condomínios, alertou hoje o advogado José Manteigas Martins, referindo que existem dúvidas sobre a classificação desta atividade.

Alojamento local pode interferir no desgaste dos condomínios
Notícias ao Minuto

22:24 - 09/04/16 por Lusa

Economia Advogado

No II Congresso Nacional de Condomínios, em Lisboa, o advogado advertiu para a falta de segurança com o exemplo de condomínios em que a entrada é feita com um código secreto, referindo que se existe uma fração em alojamento local "todos os dias há gente diferente que tem esse código".

José Manteigas Martins afirmou ainda que a existência de estabelecimentos de alojamento local "implicará um desgaste maior do condomínio - há mais gente a sair e há mais gente a entrar - e implicará porventura a preservação do sossego" dos restantes condóminos.

"Verifiquei que havia muitos condóminos com alguma preocupação nesta situação", disse o advogado, sócio fundador da sociedade de advogados Manteigas Martins & Associados.

Durante o discurso no congresso, o orador revelou que existem dúvidas sobre o tipo de atividade do alojamento local, frisando que se se entender que esta atividade não é destinada à habitação os condóminos podem não autorizar a instalação destes espaços.

Se o alojamento local for considerado uma atividade de habitação, "como parece pressuposto, designadamente na Câmara de Lisboa, então o condómino está a destinar a fração ao fim para a qual ela foi aprovada, que é a habitação", afirmou José Manteigas Martins, acrescentando que nestas circunstâncias não é necessário a autorização do condomínio.

"Mas se é como tudo parece decorrer do regime jurídico do alojamento local, então isto não é habitação, isto é uma atividade comercial, industrial. Chamem-lhe o que quiserem chamar, agora, habitação não é", reforçou o advogado.

"Se o legislador não intervier nisto, só os tribunais é que vão ter que decidir", defendeu José Manteigas Martins.

O congresso, promovido pela empresa Debates & Discursos e pela Loja do Condomínio, decorreu no auditório da União de Associações do Comércio e Serviços e contou com "cerca de 460 participantes", informou à Lusa a organização.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório