Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSD anuncia projeto de lei para atualização de pensões mais baixas ligada à inflação

O PSD anunciou hoje a apresentação de um projeto de lei para indexar o aumento das pensões mínimas, sociais e rurais à inflação do ano do aumento, para evitar perda do poder de compra dos pensionistas mais pobres.

PSD anuncia projeto de lei para atualização de pensões mais baixas ligada à inflação
Notícias ao Minuto

14:38 - 20/01/16 por Lusa

Economia Adão Silva

"Nós queremos pensões a aumentar em conformidade com o aumento da inflação, garantindo o poder de compra para este milhão e 100 mil pensionistas e não em função de uma inflação do passado, que muitas vezes leva a esta iniquidade, que é uma iniquidade em que o aumento do poder de compra não se verifica por parte destes pensionistas", argumentou o deputado Adão Silva.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, depois de o CDS anunciar uma iniciativa legislativa semelhante, Adão Silva referiu que o Governo do PS "começa muito mal" ao "aumentar apenas 0,4% estas pensões, de um milhão de pensionistas mais pobres e mais carenciados, quando a inflação prevista em vários documentos, incluindo os do PS, é acima, bastante acima de 0,4%".

"Lembro que há uma previsão de 1,5% e até num documento do PS de Abril passado e uma outra previsão de 1,1%. Os pensionistas vão perder rendimento. Lembra-nos 2010 quando o Governo do PS congelou indiscriminadamente todas as pensões, incluindo deste milhão de pensionistas mais pobres", sustentou.

O deputado afirmou que o grupo parlamentar social-democrata vai apresentar um projeto de lei para "alterar o quadro e o esquema de aumento das pensões para este cerca de milhão e 100 mil pensionistas mais pobres", ligando-o "à inflação prevista para o ano em que se aumentam as pensões e não como o PS esta afazer em relação à inflação do ano anterior".

"Desta maneira garantem-se que as pensões terão o poder de compra assegurado, até porque se houver variações imprevisíveis de inflação haverá correções para cima do que é o valor do aumento da pensão", declarou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório