Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Saio com alguma mágoa" da presidência da CMVM

Solução para lesados do papel comercial do GES “era a melhor prenda de despedida que eu poderia ter”.

"Saio com alguma mágoa" da presidência da CMVM
Notícias ao Minuto

09:30 - 30/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Carlos Tavares

É com “alguma mágoa” que Carlos Tavares abandona, em setembro, a presidência da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em entrevista ao Sol, o economista recordou a sua entrada para o regulador e comparou as suas pretensões com a situação atual. “Entrei na CMVM com expectativa de que fosse possível que os mercados de capitais tivessem mais importância do que têm tido. Não porque sejam um fim em si mesmo, mas porque são importantes para o funcionamento das empresas e da própria economia”.

A sua mágoa prende-se com o facto de “a confiança no mercado ser hoje menor do que há 10 anos e a dimensão do mercado de capitais também ser menor”.

Ainda assim, há um “gosto principal” que leva: “A independência com que esta instituição atuou e até como foi tratada pelos governos”. “Trabalhei com vários governos e só tenho um episódio em que a independência da CMVM tenha sido beliscada”, o que é “um caso raro a nível europeu”, assegurou.

Na reta final do seu segundo mandato, Carlos Tavares qual seria a melhor recompensa que poderia receber. Uma solução para os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo “era a melhor prenda de despedida que eu poderia ter. A CMVM nunca deixou ou deixará de fazer o que estiver ao seu alcance”, frisou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório