Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Austeridade chega ao Brasil

Governo de Dilma Rousseff anunciou pacote de cortes para tentar inverter dificuldades económicas. Ano de recessão vai ficar marcado por 'apertar do cinto' para os brasileiros.

Austeridade chega ao Brasil
Notícias ao Minuto

06:52 - 15/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Cortes

O Brasil declarou guerra ao abrandamento económico. Numa conferência de imprensa, o Ministro da Fazenda Joaquim Levy e o Ministro do Planeamento Nélson Barbosa anunciaram cortes e aumentos de impostos num total de 15 mil milhões de euros, para tentar inverter o défice primário do Estado e contrariar a recessão.

De acordo com a Yahoo News, o governo do Brasil quer acabar com 10 dos atuais 39 ministérios, cortar na despesa com saúde, habitação social e ainda congelar a contratação de novos funcionários públicos. "Estes são grandes ajustamentos", afirmou o principal responsável pela economia brasileira, Joaquim Levy.

Vai ser também 'ressuscitada' a taxa sobre as transações financeiras que foi já bloqueada pelo Congresso durante a atual legislatura.

O Brasil está numa situação cada vez mais difícil, com o governo de Dilma Rousseff a tremer devido ao escândalo de corrupção 'Lava Jato' e a economia a caminho de uma contração económica 1,49% no final deste ano. A queda das matérias-primas, em especial o petróleo, está a pressionar as contas do Estado, obrigando a um reequilíbrio pelo lado da despesa.

[Notícia atualizada às 07:05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório