Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Grécia só continua na eurozona se realizar esforços extraordinários"

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou numa entrevista à Deutsche Welle que o novo acordo para o terceiro resgate à Grécia supõe uma confirmação da postura defendida pela Alemanha.

"Grécia só continua na eurozona se realizar esforços extraordinários"
Notícias ao Minuto

16:42 - 15/08/15 por Lusa

Economia Schäuble

Segundo Schäuble, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, acabou por reconhecer que se a Grécia quer permanecer no euro terá que se esforçar.

"É o que tenho dito há vários anos. A Grécia só pode continuar como membro da eurozona se realizar esforços extraordinários", disse.

O governo grego "deve fazer mais ou menos o contrário do que prometeu durante a campanha eleitoral", sublinhou o ministro, adiantando que Tsipras só agora optou por empreender os esforços necessários.

Nesse sentido, Wolfgang Schäuble expressou esperança de "que o acordo funcione" e reiterou a sua disposição a prestar assistência.

Às acusações de chantagem lançadas pelo primeiro-ministro grego no parlamento, dirigidas de forma indireta contra Schäuble, o titular das Finanças alemão negou que fosse decisivo "o que diga ou deixe de dizer pontualmente num discurso".

"Apesar de se ter expressado de forma algo dura, a clara postura do governo [alemão], da chanceler [Angela Merkel] e do ministro das Finanças levou a que a Grécia se encontre agora no rumo que todos pensam ser uma nova oportunidade para o país. Isso é que é decisivo", observou.

"Nunca faltou solidariedade europeia, mas uma disposição por parte da Grécia para chegar a um acordo, sim", criticou.

Por outro lado, o ministro recordou que "o decisivo é que a dívida seja sustentável", recordando ao mesmo tempo que o Direito europeu não contempla uma saída da Grécia.

"O mais importante é que as medidas se implementem com rapidez para criar uma dinâmica de crescimento mais forte na Grécia", adiantou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório