Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Crédito concedido sobe 20,4% no primeiro trimestre do ano

O crédito concedido pelas associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) totalizou 1.319 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, a que equivale uma subida de 20,4% face ao período homólogo de 2014.

Crédito concedido sobe 20,4% no primeiro trimestre do ano
Notícias ao Minuto

11:37 - 02/06/15 por Lusa

Economia ASFAC

Em comunicado divulgado hoje, a ASFAC refere que este aumento foi impulsionado, sobretudo, pelo crédito a fornecedores, que representou cerca de 47% do total do crédito concedido e que cresceu 22,2% para os 614 milhões de euros.

O crédito clássico concedido a particulares subiu 27,1% para os 356 milhões de euros, sendo que a maior percentagem dos montantes concedidos diz respeito à aquisição de meios de transporte (compras de carros), representando 69% desse valor, seguindo-se o crédito pessoal, com 20%, e a aquisição de artigos para o lar, com 9%, indica a ASFAC.

Em termos homólogos verificou-se um aumento nos montantes aprovados - 27% na aquisição de meios de transporte, 39% no crédito pessoal -, enquanto o crédito lar se manteve praticamente inalterado.

A associação adianta que, no decorrer dos primeiros três meses do ano, foram celebrados 71.885 contratos, dos quais 97,7% com particulares, sendo que, em média, o valor atribuído por cada contrato no primeiro trimestre de 2015 foi de 5.285 euros, o que representa uma subida de 25% comparativamente com o mesmo período de 2014.

Para o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues, "estes resultados dão sinais positivos no que respeita à melhoria do índice de confiança dos consumidores portugueses. Mesmo com critérios de concessão de crédito mais apertados, que decorrem do empenho numa concessão de crédito responsável, as perspetivas de crescimento da economia nacional revelam-se bastante mais animadoras".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório