Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conferência quer alertar empresas para problemas de cibersegurança

A cidade do Porto vai receber uma conferência sobre cibersegurança na próxima semana que tem por objetivo alertar as empresas portuguesas para problemas e intrusões indevidas que possam sofrer, por vezes sem deteção, disse um dos organizadores.

Conferência quer alertar empresas para problemas de cibersegurança
Notícias ao Minuto

09:14 - 14/05/15 por Lusa

Economia Globinnova

A Conferência de Cibersegurança do Porto realiza-se na quarta-feira e é organizada pela Globinnova e pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, contando com participantes provenientes da banca, do Centro Nacional de Cibersegurança, entre muitos outros setores.

"O que vemos pelo caminho é que há muitas empresas que não sabem que têm problemas e estão com problemas graves. Isto ultrapassa um problema de tecnologias de informação", disse à Lusa Pedro Barbosa da Globinnova.

Assim, uma empresa pode ser infetada pelo chamado 'malware' (software malicioso) e, ao contrário do que acontece com um vírus em que o sistema é imediatamente afetado e por vezes destruído, continuar o seu funcionamento sem problemas, à medida que o 'malware' envia informação para o exterior, desde chaves de acesso a dados pessoais.

"Acima de tudo há algo que as organizações têm de perceber: o paradigma mudou da prevenção para a deteção", explicou Pedro Barbosa.

O organizador da conferência recorda que hoje "tudo o que tenha software e esteja ligado à Internet está exposto", como 'smartphones', dispositivos médicos, entre outros aparelhos.

A conferência conta entre os participantes com os responsáveis de cibersegurança de empresas como a Portugal Telecom ou a Refer, para além de gestores de segurança informática da Caixa Geral de Depósitos, do Montepio, do Novo Banco e do BPI.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório