Moedas considera que "3% de PIB é uma meta ambiciosa"

Carlos Moedas entrega ao ex-ministro Mariano Gago o mérito pelas melhorias no universo científico e de investigação português.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
06/05/2015 19:18 ‧ 06/05/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Ex-governante

Confiante de que as “reformas estruturais” irão ter “um efeito para o futuro no investimento na inovação e na ciência, porque vão na direção certa”, Carlos Moedas congratula Mariano Gago pelo contributo que teve no crescimento da investigação e da ciência em Portugal.

Em entrevista ao Expresso Diário, o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação diz que “devemos sem dúvida uma homenagem ao ex-ministro Mariano Gago, que foi o homem em Portugal que veio fazer a primeira transformação no sistema científico, que o reformulou. Isto não é uma questão de governos, mas de políticas a longo prazo”.

Quanto ao PIB de 3% presente na Estratégia Europa 2020, Carlos Moedas diz que é “uma meta ambiciosa” e que “devemos manter, mas olhando para ela em dois paradigmas diferentes”. Primeiro, explica, é o investimento público, “que é sempre necessário em ciência e inovação”, o outro, defende, “é o investimento privado”.

Para o atual Comissário Europeu, uma das suas principais “prioridades” é “fazer com que os fundos estruturais e o Horizonte 2020 consigam trabalhar em conjunto”, embora admita que “isso tem sido difícil”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas