O Arsenal esteve, durante as últimas semanas, numa corrida desenfreada para contratar um avançado. Benjamin Sesko e Viktor Gyokeres eram os dois nomes em cima da mesa para reforçar o conjunto inglês, que agora está perto de fechar o avançado sueco.
Mas esta decisão de avançar em força pelo avançado do Sporting só conheceu maior vigor nos últimos dias. Os gunners pareciam mais apostados em selar a chegada do jogador do RB Leipzig, mas mudaram de ideias e estão a um passo de selar Gyokeres.
De acordo com o diário inglês Daily Mail, os gunners estiveram em conversações avançadas com o RB Leipzig por Benjamin Sesko, mas decidiram abandonar as negociações pelo avançado esloveno.
Uma das primeiras razões para esta quebra foi mesmo financeira. Os alemães querem 80 milhões de euros pelo jogador e o Arsenal estava 'apenas' disposto a chegar aos 70 milhões de euros. Além disso, os germânicos queriam o pagamento de 40 milhões a pronto, com o restante a ser pago diferentes parcelas.
A outra razão foi a negociação direta dos termos do contrato com o jogador. Andrea Berta, diretor desportivo dos londrinos, sentiu que as conversas com o esloveno tinham chegado a um estado de impasse. A frustação foi crescendo do lado dos londrinos e o treinador Mikel Arteta deu o aval para se avançar para outra solução, no caso Viktor Gyokeres.
As conversas entre os gunners e o sueco estão encerradas. O goleador do Sporting terá aceitado reduzir o salário oferecido pelo clube inglês em cerca de dois milhões de euros para que os londrinos conseguissem apresentar uma proposta mais alta aos leões.
Isto quer dizer que Gyokeres aceitou receber cerca de 6.3 milhões de euros anuais em vez dos 8.3 milhões de euros oferecidos pelo Arsenal para que o segundo classificado da Premier League da passada temporada pudesse avançar com uma proposta mais apelativa para o Sporting, que sempre pediu 80 milhões de euros para libertar o sueco.
Ainda assim, os 65 milhões de euros fixos mais 15 milhões dependentes do cumprimento de objetivos parecem não ser suficientes para convencer a SAD liderada por Frederico Varandas a deixar o ponta-de-lança sair do Sporting, apontando aos 70 milhões de euros mais 10 por objetivos para selar esse mesmo acordo.
O valor prende-se, portanto, por cinco milhões no imediato, já que o valor total engloba cerca de 80 milhões de euros, mas os responsáveis do emblema de Alvalade pretendem um valor inicial mais alto, de forma a investir desde já num avançado para colmatar a saída do nórdico.
De referir que o Sporting não receberá, no entanto, a totalidade destes milhões, uma vez que o Coventry City, anterior clube de Gyokeres, terá direito a 10% de uma mais-valia do valor da transferência.
Leia Também: Há mais jogadores a rumar à pré-época do Sporting (sem sinal de Gyokeres)