Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Parlamento deve dar "sinal claro" que é possível legislar

O presidente do Conselho da Prevenção da Corrupção considerou hoje importante que o Parlamento dê um "sinal claro e inequívoco que é possível legislar sobre a criminalização do enriquecimento ilícito".

Parlamento deve dar "sinal claro" que é possível legislar
Notícias ao Minuto

20:38 - 07/04/15 por Lusa

Economia Enriquecimento ilícito

Guilherme d´Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e por inerência do Conselho de Prevenção da Corrupção, falava na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais sobre os projetos-lei sobre a criminalização do enriquecimento ilícito/injustificado.

Frisou que todas as iniciativas que visem combater a corrupção são "bem-vindas", observando que o desafio está em "assegurar que a legislação seja eficaz" e esteja em conformidade com a Constituição.

"Deve haver um sinal claro da Assembleia da República no sentido de aprovar leis simples e acessíveis aos cidadãos como naquilo que se refere á prova", disse Guilherme d´Oliveira Martins, reconhecendo que a matéria da prova é "particularmente sensível".

O mesmo responsável sublinhou que o Conselho de Prevenção da Corrupção encontrou "virtualidades" em todos os diplomas sobre a matéria, escusando-se a apontar eventuais deficiências na expetativa que os deputados façam um esforço para aprovar um diploma que esteja conforme a Constituição, tendo em conta as questões da presunção da inocência e da inversão do ónus da prova.

Guilherme d´Oliveira Martins citou a máxima que "o ótimo é inimigo do bom" e desafiou os deputados a encontrar a melhor forma de legislar sobre a criminalização do enriquecimento ilícito porque isso é fundamental para "reforçar a democracia".

Presente na audição esteve também José tavares, secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção.

O Parlamento já aprovou na generalidade projetos de lei da maioria PSD/CDS-PP, do PCP e do BE para criminalizar o enriquecimento ilícito dos titulares de cargos públicos, que obtiveram o voto contra do PS.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório