Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Alto cargo das Finanças envolvido no caso Swissleaks

O nome de uma alta responsável da Inspeção-geral de Finanças foi encontrado nos documentos que fundamentam o caso Swissleaks, avança a TVI.

Alto cargo das Finanças envolvido no caso Swissleaks
Notícias ao Minuto

21:07 - 12/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia HSBC

Um dos nomes implicados no caso Swissleaks é o de Filomena Martinho Bacelar, uma chefe de equipa de direção operacional na Inspeção-geral de Finanças, juntamente com dois familiares seus. A história é avançada pela TVI e refere que em causa estão dois milhões de dólares.

A mulher, que ocupava um cargo de topo na instituição que zela pelo cumprimento das operações fiscais do país, é nomeada nos documentos acedidos pela mesma estação de forma incontornável: é referido o seu nome, morada, data e local de nascimento, nome de solteira, contactos, número de passaporte e os números de conta.

Filomena Martinho Bacelar aparece nos documentos juntamente com António Mouteiro da Rocha Bacelar e António Lourenço Bacelar, dois familiares. No total, estes três nomes aglomeram cerca de dois milhões e meio de dólares.

Este dinheiro está ligado a duas offshores: a Pernel Enterprises Limited e a Bordel Investment Holdings Limited. Na ficha de Filomena, é indicado que parte do seu dinheiro está em nome da segunda firma.

A trama adensa-se, indica a TVI, quando se descobre que a Bordel é detentora de uma empresa sediada numa das torres das Amoreiras, em Lisboa – a Search House Imobiliária Unipessoal Limitada. Esta firma é gerida pela advogada Ana Oliveira Bruno, antes ligada ao processo Monte Branco [investigação à maior rede de fraude fiscal e branqueamento de capitais em Portugal].

A causídica sempre negou o envolvimento com o caso. E quando contactada pela TVI, Filomena Martinho Bacelar negou-se a prestar declarações.

O Ministério das Finanças, por seu turno, adianta que se trata de um assunto do foro exclusivamente pessoal e que não tem qualquer relação com a sua atividade profissional ou com a instituição que representa.

Sublinhe-se que a funcionária pública exerceu durante anos, antes de chegar às Finanças, cargos de responsabilidade em empresas públicas, como o Metro do Porto, a Águas de Portugal ou o Hospital de Santarém.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório