Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Pedir para fixar prestação da casa? Pode ter de dar estas informações

Instituição bancária pode pedir informações adicionais - saiba o que pode estar em causa.

Pedir para fixar prestação da casa? Pode ter de dar estas informações
Notícias ao Minuto

08:06 - 12/11/23 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito à habitação

Se quer pedir para aderir à fixação temporária da prestação do crédito à habitação terá de fazer o pedido junto do banco e esta instituição, por sua vez, pode pedir-lhe algumas informações adicionais. Que dados podem ser pedidos? 

"As instituições poderão solicitar-lhe informações que permitam aferir a sua situação financeira, nomeadamente ao nível dos rendimentos (por exemplo, declaração de IRS, recibo de vencimento, etc.), do património financeiro e dos encargos do agregado familiar", explica o Banco de Portugal (BdP). 

Como pedir para aderir à medida?

Até 31 de março de 2024, deve apresentar o seu pedido à sua instituição de crédito, presencialmente ou através dos canais que esta disponibilize para esse efeito, segundo o BdP. 

"A instituição tem 15 dias para apresentar em suporte duradouro os planos de reembolso nos termos contratualmente estabelecidos e nos termos desta medida, e ainda, para o montante diferido. Tem 30 dias a contar da receção da informação para informar se aceita a aplicação desta medida", pode ler-se

E mais: "Durante este período, a instituição pode solicitar informações adicionais necessárias para o cumprimento de outros requisitos legais". 

_________________________________________________________________________________________________

Não existe um crédito certo para todos. Cada um deve encontrar uma solução personalizada para o seu orçamento, situação financeira e familiar. Os intermediários de crédito ajudam neste processo, porque encontram a melhor proposta para o seu caso.  Descubra quanto pode poupar no Poupança no Minuto, uma plataforma com especialistas em crédito e seguros.

Leia Também: Clientes que renegociaram crédito após março também podem fixar prestação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório