Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Ministra mostrou "uma grande compreensão", diz Ordem dos Fisioterapeutas

Segundo o bastonário, o grande problema passa por estarem apenas cerca de 1.500 fisioterapeutas disponíveis no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Ministra mostrou "uma grande compreensão", diz Ordem dos Fisioterapeutas
Notícias ao Minuto

12:16 - 29/04/24 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes, considerou, esta segunda-feira, que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, mostrou uma “grande disponibilidade para ouvir e para o diálogo”, tendo em conta os problemas que aqueles profissionais de saúde enfrentam atualmente.

“Houve uma grande disponibilidade para ouvir e para o diálogo. No nosso entender, houve uma grande compreensão daquilo que são os problemas que enfrentamos e, sobretudo, os utentes. A perspetiva da nossa parte é a de desenvolver mecanismos que possam melhorar o acesso dos doentes e das pessoas com necessidade à fisioterapia e isso foi claramente subscrito pela senhora ministra”, disse, em declarações à imprensa, depois do encontro com a tutela.

Segundo o responsável o grande problema passa por estarem apenas cerca de 1.500 fisioterapeutas disponíveis no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Somos 12 mil em Portugal e existe a necessidade de melhorar o acesso e a intervenção, sobretudo nos períodos críticos, o mais cedo possível, quando as pessoas podem usufruir mais dos benefícios da intervenção dos fisioterapeutas”, disse.

António Lopes concretizou que “desburocratizar e retirar circuitos de acesso que não acrescentam valor e que podem tornar mais prático o acesso e a intervenção precoce em função das necessidades” poderão ser medidas a implementar pelo Executivo.

“No início de junho, teremos essa resposta de continuidade”, assinalou.

Recorde-se que, na semana passada, a equipa do ministério da Saúde iniciou um conjunto de reuniões com as ordens profissionais do setor, numa semana marcada também pelo arranque das negociações com os sindicatos.

Leia Também: Exames de radiologia custaram mais de 100 milhões ao SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório