Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grupo Espírito Santo com plano de salvaguarda?

Com um plano de salvação ou então de rutura, o Grupo Espírito Santo está a tentar dar a volta por cima e, para isso, arranjou como alternativa tornar os credores como acionistas da RioForte, para haver um perdão das dívidas, noticia Expresso.

Grupo Espírito Santo com plano de salvaguarda?
Notícias ao Minuto

12:37 - 28/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Pressão

O Grupo Espírito Santo (GES) está a fazer um convite aos credores da Espírito Santo Internacional (ESI) para se tornarem acionistas da RioForte, a sociedade de investimentos do grupo. Plano este que já é conhecido pelo Banco de Portugal, avança o Expresso.

A decisão prende-se com o facto de o GES estar em situação líquida crítica e sob alta tensão de liquidez, que pode ser combatida com esta solução, que dá a sensação de dívida perdoada.

Pretendem então alongar os prazos de pagamento de dívidas da ESI e a troca de papel comercial por ações da RioForte, uma vez que esta última é uma empresa solvente, enquanto a ESI não o é.

Esta medida surge da necessidade de evitar uma rutura iminente, provocada por uma dívida de curto prazo muito elevada.

A RioForte vai estar neste projeto de recuperação, porque tem ativos para vender, de forma a reduzir a dívida. Das holdings que pertencem ao GES, é a família Espírito Santo que controla a ESI, por sua vez controla a RioForte, a maior acionista da Espírito Santo Financial Group (ESFG) e a maior acionista do BES.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório