Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 20º

Governo avança com redução da carga fiscal nos combustíveis: O que muda?

Em causa está uma redução adicional de dois cêntimos no caso do gasóleo e de um cêntimo no da gasolina. 

Governo avança com redução da carga fiscal nos combustíveis: O que muda?
Notícias ao Minuto

08:32 - 25/09/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia Combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou, esta segunda-feira, uma redução da carga fiscal dos combustíveis, através da devolução da receita adicional do IVA. Em causa está uma redução adicional de dois cêntimos no caso do gasóleo e de um cêntimo no da gasolina

"Face à evolução dos preços dos combustíveis, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, traduzindo-se na redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Tendo em conta todas as medidas em vigor, explica o Executivo, no total, "a redução de impostos é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina".

"As medidas adotadas têm em vista conciliar o apoio às famílias com os objetivos ambientais, num quadro de alinhamento do peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal com a média da zona euro", pode ainda ler-se no comunicado emitido pelo gabinete do ministro das Finanças, Fernando Medina.

Deste modo, o desconto no ISP ascende a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina. Além disso, "perante a evolução dos preços dos combustíveis", o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono). 

"O Governo continuará a avaliar regularmente a evolução do mercado de combustíveis, no quadro de medidas de mitigação de choque geopolítico, dos objetivos ambientais da tributação sobre os combustíveis, dos níveis de consumo praticados e de convergência do peso dos impostos sobre os combustíveis com a média da Zona Euro", pode ainda ler-se. 

De acordo com as previsões, refira-se, o gasóleo simples deverá ficar um cêntimo mais barato esta segunda-feira, ao passo que a gasolina simples 95 deverá ficar um cêntimo mais cara. 

[Notícia atualizada às 08h39]

Leia Também: Gasóleo fica mais barato hoje (e estes são os postos mais económicos)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório