Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 28º

Criação de emprego em África é dececionante

O ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan considerou hoje que a criação de emprego em África é dececionante, mas é uma questão vital para o futuro do continente.

Criação de emprego em África é dececionante
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/05/14 por Lusa

Economia Kofi Annan

"A criação de emprego, sobretudo para os jovens, é frequentemente dececionante. Isto é particularmente verdade para os países ricos em recursos naturais e que ganharam tanto com o "boom" de matérias-primas", afirmou o atual membro da organização 'Africa Progress Panel', numa mensagem transmitida por vídeo na conferência África em Ascensão, promovida em Maputo pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Governo moçambicano.

"África vive uma era de grandes oportunidades, mas também enfrenta imensos riscos e desafios. Cada vez mais países estão a conhecer um rápido crescimento, mas os benefícios nem sempre são partilhados com todos", lamentou, perante vários membros de governo africanos.

Annan disse que a reunião de hoje e sexta-feira na capital moçambicana "é importante, porque a ascensão de África é inegável".

"Os ganhos de África nos últimos anos são impressionantes e deixam-nos orgulhosos", considerou o diplomata ganês, acrescentando que, "apesar disso, é importante que este encontro se foque no futuro e não apenas nos sucessos do passado".

"Por isso, temos de questionar se vamos aproveitar esta oportunidade perante nós agora ou não", face ao desemprego e desigualdade, disse Annan, para quem esta questão é vital, sobretudo para os jovens, quando se prevê que a população africana triplique até 2050.

"Fico feliz por a governação, gestão de recursos naturais e crescimento inclusivo serem o foco desta conferência. Isso demonstra que estes temas estão a ser levados a sério ao mais alto nível", afirmou ainda o ex-secretário das Nações Unidas.

No âmbito do 'Africa Progress Panel', lembrou que a organização produziu um relatório relativo a 2013, que aponta progressos no continente em matéria de governação e prestação de contas quanto à gestão de recursos.

"Há razões para o otimismo", concluiu Annan, prometendo colaboração da organização com as instituições do continente "para que a ascensão de África seja uma realidade".

No mesmo sentido, numa outra mensagem transmitida na conferência em Maputo, o ex-Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton dirigiu-se aos líderes africanos, prometendo o apoio da fundação com o seu nome.

"Esta conferência fornece uma grande oportunidade de poder de promover a cooperação, aumentar o crescimento inclusivo melhorar a gestão de recursos naturais e o financiamento às infraestruturas", declarou o ex-chefe de Estado norte-americano.

"Juntos, podemos e vamos ajudar na ascensão de África e procurar um melhor futuro, que toda a gente merece", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório