Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

FMI confiante que Zâmbia e credores internacionais cheguem a acordo

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse hoje em Lusaca estar "confiante" que possa ser alcançado um acordo entre a Zâmbia e os seus credores, incluindo a China.

FMI confiante que Zâmbia e credores internacionais cheguem a acordo
Notícias ao Minuto

18:34 - 24/01/23 por Lusa

Economia Zâmbia

Em 2020, a Zâmbia, um dos maiores produtores mundiais de cobre, foi o primeiro país africano a entrar em incumprimento no pagamento da sua dívida externa - estimada em 17,3 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros) - desde o início da pandemia de covid-19.

"Estou confiante de que os credores chegarão a um acordo" com o país, disse Georgieva numa conferência de imprensa em Lusaca, no decorrer de uma visita à Zâmbia.

"Ficou claro para mim durante esta visita que a Zâmbia está a fazer o que deve, por isso encorajo fortemente os credores a seguir em frente", acrescentou.

O país apelou a um "quadro comum" do G20 para a reestruturação da dívida dos Estados mais pobres, mas os Estados Unidos acusam a China, principal credor de muitos países africanos, de atrasar o processo.

Washington fez pressões para obter da parte dos credores, particularmente da China, "a redução da dívida da Zâmbia", disse na segunda-feira a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, também em Lusaca no decurso da visita que está a efetuar a vários países africanos.

A Zâmbia melhorou as relações com os seus credores internacionais desde a eleição em 2021 do Presidente Hakainde Hichilema, um antigo empresário, que prometeu erradicar a corrupção e ressuscitar a economia.

A dívida explodiu sob a Presidência de Edgar Lungu, que fez empréstimos maciços para financiar uma série de projetos de infraestrutura durante os seus seis anos na chefia do Estado.

O FMI aprovou em 2022 um empréstimo de 1,3 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros) para ajudar a Zâmbia a restaurar a estabilidade fiscal.

Leia Também: EUA prometem à Zâmbia que pressionarão China na questão da dívida externa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório