Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Novo resgate "acabará por ser necessário"

Medina Carreira acredita que, apesar de agora não ser a altura indicada, o País vai precisar de se socorrer de um segundo resgate financeiro. O economista volta ainda a acusar os chefes de Governo de mentirem sempre nas eleições.

Novo resgate "acabará por ser necessário"
Notícias ao Minuto

12:40 - 15/11/12 por Notícias ao Minuto

Economia Medina

Medina Carreira considera que “acabará por ser necessário” um segundo resgate financeiro, no entanto, adverte, “política e internacionalmente não é altura” para o fazer. O economista falava à margem do Fórum para a Competitividade, que decorre esta quinta-feira, no Centro de Congressos de Lisboa, citado pelo Jornal de Negócios.

“Aquilo que me chocou mais neste programa é que dois ou três anos para acertar as contas de um Estado falido não é possível”, continuou o ex-ministro das Finanças, apontando um prazo de seis anos como uma meta realista para “arrumar a casa. Aliás, tal como acredita serem mais realistas as previsões do Banco de Portugal, que estimam uma recessão de 1,6% em 2013, do que as do Orçamento do Estado.

O economista disse ainda que assistiu “divertidamente” à escalada de violência que ontem teve lugar junto à Assembleia da República, ainda que estas reacções o preocupem, uma vez que “um dia um polícia dá um tiro a um sujeito e depois descontrola-se tudo e ninguém sabe o que fazer”.

Medina Carreira voltou também a reforçar a ideia de que “nunca se chega a chefe do Governo sem mentir nas eleições”, apelidando os programas eleitorais de “aldrabice”.

“O Estado social não é viável sem uma economia industrial. As condições para sustentar o Estado social estão corroídas, e o Estado social vai cair muito mais depressa”, advertiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório