Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

DGO divulga hoje execução orçamental até setembro

A Direção-Geral do Orçamento divulga hoje a síntese da execução orçamental até setembro, após em agosto ter registado um excedente de 2.303 milhões de euros, em contabilidade pública, uma melhoria homóloga de 9.211 milhões de euros.

DGO divulga hoje execução orçamental até setembro
Notícias ao Minuto

06:27 - 27/10/22 por Lusa

Economia DGO

A melhoria do saldo orçamental face ao período de janeiro a agosto de 2021 reflete, segundo indicou então o Ministério das Finanças, "o dinamismo da atividade económica e do mercado de trabalho" e um menor impacto das medidas associadas à prevenção e combate da pandemia de covid-19.

Em comunicado, o ministério liderado por Fernando Medina precisava que até agosto a receita cresceu 16,6% face ao mesmo período de 2021 e 14% acima do observado em 2019.

Para este desempenho contribuíram a receita fiscal e contributiva, com um crescimento homólogo de 17,7%, impulsionada pelo IVA e também pelo efeito do mercado de trabalho (com reflexo positivo nas contribuições para a Segurança Social e no IRS).

Já a despesa primária (que não contabiliza os encargos com a dívida pública) expurgada dos efeitos associados às medidas da covid-19 cresceu 3,3% em termos homólogos.

Em setembro o Governo apresentou um conjunto de medidas de mitigação à subida dos preços, dirigido às famílias, mas o essencial do impacto deste pacote nas contas públicas deverá ocorrer em outubro, mês em que foi paga a meia pensão adicional a todos os pensionistas e em que começou a ser pago o apoio de 125 euros a adultos não pensionistas com rendimentos mensais brutos até 2.700 euros e o subsídio extraordinário de 50 euros a todos os dependentes até aos 24 anos (ou sem limite de idade em caso de incapacidade).

Leia Também: OE2023. Parlamento termina debate e vota proposta na generalidade hoje

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório