Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Maior acionista da Jerónimo Martins quer recondução de Soares dos Santos

O maior acionista da Jerónimo Martins, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, vai propor a recondução de Pedro Soares dos Santos como presidente do Conselho de Administração da dona do Pingo Doce, de acordo com um documento hoje divulgado.

Maior acionista da Jerónimo Martins quer recondução de Soares dos Santos
Notícias ao Minuto

19:19 - 04/04/22 por Lusa

Economia Sociedade Francisco Manuel dos Santos

Na proposta, que será apresentada à assembleia-geral de acionistas da empresa, no dia 21 de abril, a Sociedade Francisco Manuel dos Santos apresenta uma proposta para a nomeação dos órgãos sociais do grupo, para o triénio 2022-2024, de acordo com o documento, publicado no 'site' da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O novo Conselho de Administração é praticamente igual ao anterior, de acordo com a informação no 'site' da empresa, contando, no entanto, com um novo elemento e passando a ter 11 administradores, incluindo o presidente.

Como vogais ficarão, caso a proposta seja aprovada, Andrzej Szlezak, António Viana-Baptista, Artur Stefan Kirsten, Clara Christina Streit, Elizabeth Bastoni, Francisco Seixas da Costa, María Ángela Holguín Cuellar, Sérgio Tavares Rebelo, Natalia Anna Olynec e a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, representada por José Soares dos Santos.

O lucro da Jerónimo Martins subiu 48,3% no ano passado, face a 2020, para 463 milhões de euros, divulgou a empresa, no dia 09 de março.

As vendas consolidadas subiram 8,3% em 2021 para 20.889 milhões de euros, adiantou a empresa, em comunicado enviado à CMVM.

"O desempenho registado em todas as insígnias permitiu a alavancagem operacional", levando o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) a crescer 11,4% para 1.585 milhões de euros, disse.

"O valor de EBITDA incluiu custos diretos relacionados com a pandemia de cerca de 17 milhões de euros (cerca de 41 milhões de euros em 2020)", referiu então a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos.

Leia Também: Acionistas da Jerónimo Martins votam pagamento de dividendo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório