Simulador da ERSE: Metade dos utilizadores encontraram preços mais baixos

Simulador de preços foi utilizado, em 2021, por cerca de 120 mil consumidores, tendo sido realizadas 1,4 milhões de simulações.

eletricidade

© shutterstock

Notícias ao Minuto
25/01/2022 10:23 ‧ 25/01/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

energia

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgou esta segunda-feira que o simulador de preços foi utilizado, em 2021, por cerca de 120 mil consumidores, tendo sido realizadas 1,4 milhões de simulações. Através desta ferramenta, 54% dos utilizadores encontraram preços mais baixos

"O inquérito realizado aos utilizadores do simulador revela que 54% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual e, desses, 82% manifestaram intenção de mudar de comercializador", indica o regulador, em comunicado. 

A ERSE lembra que o simulador, que foi lançado a 29 de maio de 2018, compara todas as ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade (Baixa Tensão Normal) e de gás natural (Baixa Pressão) em Portugal continental.

O regulador da energia lembra ainda que os "consumidores que ainda estão no mercado regulado, bem como os consumidores que já se encontram no mercado liberalizado devem manter-se informados sobre a eventual existência de ofertas comerciais mais vantajosas".  

O simulador de preços de energia da ERSE - ao qual pode aceder aqui - reúne  a informação de mais de 639 tarifários do mercado liberalizado, de um total de 21 comercializadores na eletricidade e de 9 comercializadores no gás natural.

Leia Também: Doenças imunológicas: Crioestaminal avança com ensaio para testar fármaco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas