GNR deteta descarga ilegal de águas residuais na Covilhã

A GNR levantou uma contraordenação a uma indústria que estava a proceder a uma descarga ilegal de águas residuais num afluente do Rio Zêzere, foi hoje anunciado.

Comandante põe os nervos em frança a 90% dos GNR / Comandante "prepotente" leva GNR a pedir transferência

© GNR de Mangualde

Lusa
15/09/2021 13:07 ‧ 15/09/2021 por Lusa

País

Covilhã

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o Comando Territorial da GNR em Castelo Branco explica que a ação foi realizada através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Covilhã, na segunda-feira.

"No decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA verificaram que a água da Ribeira do Corges Pequeno, afluente do Rio Zêzere, apresentava uma tonalidade leitosa e espuma branca à superfície. No decorrer das diligências policiais constataram que a descarga era proveniente de uma indústria, que efetuava a rejeição de águas residuais para a linha de água, sem o necessário título de utilização dos recursos hídricos do domínio público", é referido.

Segundo acrescenta, na sequência desta ação foi elaborado um auto de contraordenação, que foi remetido para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, em caso de negligência, e aos cinco milhões de euros, em caso de dolo.

A GNR frisa ainda que se encontra "fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente" e lembra que a denúncia de infrações ambientais pode ser feita através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas