Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Taxa de variação homóloga do IPC diminui para 0,5% em junho

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 0,5% em junho de 2021.

Taxa de variação homóloga do IPC diminui para 0,5% em junho
Notícias ao Minuto

11:02 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Inflação

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 0,5% em junho de 2021, taxa inferior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês anterior, de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços verificado em junho de 2020, na fase final da primeira vaga das medidas de contenção da pandemia Covid-19", de acordo com a agência de estatísticas. 

O indicador de inflação subjacente - índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos - registou uma variação homóloga de -0,3% (0,6% em maio).

"A variação mensal do IPC, que não é afetada pelo referido efeito de base, foi 0,2% em maio e junho (0,9% em junho de 2020). A variação média dos últimos doze meses foi 0,3% (0,2% em maio)", pode ainda ler-se. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de -0,6%, taxa inferior em 1,1 p.p. à do mês anterior e inferior em 2,5 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em maio de 2021, esta diferença foi 1,5 p.p.).

"A oscilação do diferencial do IHPC português em termos homólogos face à área do Euro está em parte associada à falta de sincronia dos impactos da pandemia nos vários países, que geram efeitos de base de diferentes magnitudes", explica o INE. 

Leia Também: Previsões melhoram. Empresas perspetivam aumento de 7,2% nas exportações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório