Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Em dois vídeos, Costa explica como funciona o PRR. Veja-os aqui

Governo lançou a iniciativa "PRR em debate". Ao longo dos próximos dias serão divulgados mais vídeos que explicam o PRR e a 'bazuca' europeia.

Em dois vídeos, Costa explica como funciona o PRR. Veja-os aqui
Notícias ao Minuto

08:50 - 22/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia PRR

O Governo decidiu lançar uma iniciativa denominada "PRR em debate", que o primeiro-ministro, António Costa, assinalará com "um conjunto de vídeos de enquadramento geral" divulgados "ao longo dos próximos dias". Dois já foram divulgados esta segunda-feira.

Além disso, entre 24 de fevereiro e 4 de março, "o Governo, prosseguindo a lógica de auscultação abrangente em torno do documento, vai promover um conjunto de onze seminários digitais, alinhando as prioridades do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com os temas que estarão em debate em cada uma das sessões".

Segundo a nota divulgada, estas sessões de "duração aproximada de duas horas" terão a participarão de ministros e entidades representativas de cada setor convidadas, com o objetivo de "ouvir a sociedade civil" e "recolha ativa de contributos".

No primeiro vídeo já partilhado esta segunda-feira, Costa começa por dizer que o PRR "não visa ser um programa de resposta à emergência", como medidas que se encontram atualmente em vigor, "nem se substitui ao quadro financeiro plurianual" da União Europeia.

Num segundo vídeo, o primeiro-ministro volta a assinalar que o PRR corresponde a "só uma parte dos fundos comunitários" a que Portugal terá acesso nos próximos dez anos e "tem, por isso, de ser complementado com o Portugal 2030 e com os programas que a Comissão gere" em áreas como a ciência ou a cultura.

Neste vídeo, Costa especifica ainda os objetivos do Governo: "Responder aos desafios imediatos da reanimação económica e da criação de emprego resolvendo, simultaneamente, problemas estruturais que se arrastam há anos no país" e dá como exemplo o Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro vai apresentar o PRR aos parceiros sociais na terça-feira, em reunião do Conselho Económico e Social, e o Governo irá promover um conjunto de seminários de debate sobre este documento.

Leia Também: Desafio? Identificar projetos exequíveis até 2026 para reanimar economia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório