Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Depois da 'febre', GameStop afunda 60% em bolsa

De acordo com a CNBC, a GameStop já perdeu mais de 70% do seu valor em comparação com o preço de fecho na sexta-feira.

Depois da 'febre', GameStop afunda 60% em bolsa
Notícias ao Minuto

09:47 - 03/02/21 por Notícias Ao Minuto

Economia GameStop

Depois da 'febre' em torno das ações da GameStop, a cotada deslizou 60% na sessão de terça-feira, prolongando as perdas que já se verificavam desde o início da semana. De acordo com a CNBC, a GameStop já perdeu mais de 70% do seu valor em comparação com o preço de fecho na sexta-feira. 

Na base da volatilidade dos últimos dias esteve a revolta de pequenos investidores contra os fundos especulativos, que foram forçados a vender ativos para cobrir as suas perdas.

Pequenos investidores, que se encontram num fórum do sítio Reddit, lançaram uma batalha feroz a grandes fundos de investimento, que tinham apostado na baixa da cotação de empresas em dificuldades, como a cadeia de lojas de videojogos GameStop ou a de salas de cinema AMC, praticando as designadas vendas a descoberto ('short-selling', em Inglês).

Com estas vendas a descoberto, os grandes fundos de investimento começam por obter ações, emprestadas, vendendo-as, antecipando a sua descida, para depois de esta ocorrer as recomprarem, devolverem e encaixarem os ganhos realizados.

Mas se um título destes sobe, ao contrário do esperado, estes fundos, grandes investidores, são então obrigados a recomprarem o título para limitarem as suas perdas, o que os pode inclusive forçar a vender outros ativos para obterem a liquidez necessária.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório