Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

GameStop? Cá, esta situação não ocorreria, diz presidente da Maxyield

Em Portugal não ocorreriam situações de especulação e elevada instabilidade como a que se vive em Wall Street com empresas como a GameStop, declarou o presidente da Maxyield - Clube dos Pequenos Acionistas, Carlos Rodrigues, à agência Lusa.

GameStop? Cá, esta situação não ocorreria, diz presidente da Maxyield
Notícias ao Minuto

07:31 - 03/02/21 por Lusa

Economia Maxyield

A Gamestop, uma cadeia de lojas de videojogos, começou o ano a cotar 17 dólares por ação, mas na passada quinta-feira alcançou os 483 dólares e fechou janeiro com uma valorização de 1.600% O fenómeno, que tem na base um movimento de protesto organizado de pequenos acionistas, está a perder força e acabou terça-feira a sessão bolsista em queda de 60%, para 90 dólares, depois do recuo de 31% na segunda-feira.

Para fundamentar a sua afirmação, Carlos Rodrigues, avançou vários argumentos.

Desde logo, o facto de em Portugal existirem apenas quatro empresas com registo de operações de vendas a descoberto ('short-selling', em inglês), a saber, NOS, BCP, REN e CTT.

Depois, as respetivas partes do capital social envolvidas são escassas: 0,6% nos casos de NOS e BCP, 1% no da REN e 2% no dos CTT. E destas, "apenas uma [CTT] tem grande histórico relativamente a vendas a descoberto".

Daqui conclui-se desde já que "este fenómeno em Portugal tem uma dimensão reduzida", afirmou.

Nas explicações está também o facto de a importância relativa dos pequenos acionistas, dos pequenos investidores, portugueses ser bem menor do que em outros mercados, desde logo o dos EUA, o que não permite este tipo de situações.

Menção ainda para uma regulação dos mercados muito mais forte na União Europeia do que nos EUA.

Para o também fundador da Maxyield, que foi docente nas universidades Católica, no Funchal, e da Madeira, desde 1984 até 2019, o que o processo GameSpot mostrou foi "uma economia de casino", quando, na sua opinião, "não se pode ver o mercado de capitais sujeito a tal economia".

Recordou que o objetivo das vendas a descoberto é obter ganhos com a alienação de ações, que se pedem emprestadas, procurando forçar a sua descida, para depois as comprar e devolver, lucrando a diferença.

Mas, no caso do GameStop, salientou, o processo foi mais longe e chegou-se a vender ações sem o vendedor as possuir, nem sequer via empréstimo. "O número de ações sujeitas a 'short-selling' foi superior ao número de ações da empresa colocadas no mercado".

Esta versão extrema de 'short-selling' - vender ações sem as ter --, designada 'naked short selling', disse, "na UE ou não existe ou é muito limitada".

Para a forte valorização da GameStop também contribuiu o sentido de oportunidade de outros fundos, que aproveitaram a sua subida, além da revolta dos pequenos investidores, organizados em fóruns virtuais, contra os 'hedge funds'.

Mas, por junto, Carlos Rodrigues apontou que o crescimento bolsista da GameStop "não tem qualquer relação com o seu valor ou os seus fundamentais empresariais".

O que passou, sistematizou, "uma conjugação de pequenos investidores, agrupados na Reddit, juntamente com fundos que beneficiaram com a situação".

Apesar de rejeitar a analogia com a história de David contra Golias, Rodrigues avançou que "houve um comportamento emocional contra a prática do 'short selling'" e em particular da versão mais dura, de vender sem ter a ação.

Contrapôs, por outro lado, que "o mercado bolsista dos EUA tem uma grande robustez e dimensão", que lhe permite lidar com estas crises, aludindo ao comportamento dos principais índices.

No primeiro mês do ano, Dow Jones e o S&P500 recuaram, respetivamente 2,0% e 1,1%, e o Nasdaq subiu 1,4%.

"Trata-se de um domínio totalmente diferente do ocorrido com o GameStop", salientou. "Há aqui uma componente racional que não tem nada a ver com a emoções dos pequenos investidores reunidos nesta pequena comunidade em torno do Reddit", insistiu.

Em todo o caso, desenvolveu, esta diferenças "não significam que os reguladores não devam agir para impedir uma especulação que leve preços para valores irracionais".

Sobre a Maxyield, criada há dois anos, o seu fundador recordou que na sua génese estiveram quadros que pertenciam aos CTT.

Desde então, tem-se batido por mais transparência e melhor informação ao mercado de capitais, com um foco na responsabilidade da gestão das empresas de tornar o funcionamento dos mercados mais eficiente e transparente, de forma a captar novos investidores.

Esta captação é um objetivo em que se confronta, constatou, com um "nível fraco de associativismo dos pequenos investidores no país".

Em termos de preocupações imediatas está a aproximação da realização de várias assembleias gerais.

Mas além de se desconhecer a forma como se vão realizar - presencial, virtual ou mista - Carlos Rodrigues criticou a coincidência de algumas no mesmo dia, casos dos pares NOS-CTT, REN-GALP e Sonae-Pharol.

"Seria útil não haver sobreposição. Para os acionistas comuns das duas não serem impedidos de assistir", lamentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório