Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pequenos investidores já podem apostar em empresas fora do Brasil

Pequenos investidores brasileiros poderão adquirir a partir de hoje na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) títulos representativos de ações de empresas listadas em mercados de outros países como a Apple, Amazon e Google.

Pequenos investidores já podem apostar em empresas fora do Brasil
Notícias ao Minuto

19:14 - 22/10/20 por Lusa

Economia Brasil

Agora, os investidores brasileiros poderão comprar os chamados 'Brazilian Depositary Receipts' (BDRs), oferecidos no país por bancos de investidores e corretoras e apoiados em ações de empresas negociadas em bolsas como as de Nova Iorque ou Londres.

A operação foi aprovada em agosto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de capitais no Brasil.

O valor dos títulos negociados no país sul-americano altera-se de acordo com a variação da participação da empresa na bolsa de valores em que está listada, sem sofrer os efeitos da turbulência do mercado de capitais brasileiro e sem que o banco que os oferece possa intervir.

No Brasil, esse tipo de negócio era restrito pelos reguladores exclusivamente aos chamados investidores qualificados, ou seja, aqueles que têm investimentos de mais de um milhão de reais (cerca de 150 mil euros).

Face ao aumento da procura dos brasileiros por ações estrangeiras, a CVM autorizou qualquer investidor, inclusive de pequeno porte, a comprar os BDRs.

Antes, os pequenos investidores interessados em ações de empresas estrangeiras tinham de enviar os seus recursos para o exterior e contratar corretores de outros países, arcar com os custos e impostos dessas transações.

A mudança da regra também permite que empresas brasileiras que preferiram abrir capital no exterior e ainda não têm ações negociadas em São Paulo possam oferecer as suas ações no país através de BDRs.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório