Evolução da economia dos EUA vai depender do novo coronavírus

A Reserva Federal (Fed) manifestou-se hoje preocupada com a continuidade da pandemia pelos efeitos negativos na economia e no emprego nos próximos meses, pelo que tenciona manter as suas taxas de juro próximas de zero.

federal reserve building, edifício reserva federal, Fed dos Estados Unidos EUA

© Getty Images

Lusa
29/07/2020 23:13 ‧ 29/07/2020 por Lusa

Economia

Reserva Federal

A influência da pandemia "vai pesar fortemente na economia, no emprego e na inflação", conforme o comunicado emitido hoje no final da reunião de dois dias do seu comité de política Monetária (FOMC, na sigla em inglês).

Desde há meses que o presidente da Fed, Jerome Powell, tem alertado para o facto de que "o caminho da economia vai depender de forma significativa da evolução da situação do vírus", frase hoje incluída no comunicado.

A consagração textual do alerta de Powell é tanto mais significativa quanto o sucesso dos estados na reabertura das economias, controlando a propagação do vírus, que tem sido inconsistente.

Subjacente está a possibilidade de a Fed e o próprio Powell admitirem uma recuperação prolongada, cujo resultado vai depender tanto da evolução do vírus como das medidas que a Fed possa tomar.

Durante uma conferência de imprensa, posterior à união do FOMC, Powell disse: "Uma recuperação completa é improvável até que as pessoas estejam confiantes em que é seguro envolverem-se em uma série alargada de atividades".

No entretanto, disse, a Fed garante que está "comprometida com o uso de todos os seus instrumentos de apoio à economia".

No final da reunião do FOMC não foram anunciadas novas medidas

A mensagem geral da Fed -- que vai manter as taxas de juro baixas sem alteração à vista -- era esperada e a reação nos mercados de capitais foi escassa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas