Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Governo britânico investe 5,5 mil milhões para recuperar economia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um programa de investimentos no valor de cinco mil milhões de libras (5,5 mil milhões de euros) em grandes projetos de infraestruturas para impulsionar a economia em crise devido ao novo coronavírus. 

Governo britânico investe 5,5 mil milhões para recuperar economia
Notícias ao Minuto

11:59 - 30/06/20 por Lusa

Economia Coronavírus

"Este é um governo totalmente empenhado não apenas na derrota do coronavírus, mas no uso desta crise para finalmente enfrentar os grandes desafios não resolvidos deste país nas últimas três décadas", afirmou, num discurso em Dudley, no centro de Inglaterra. 

O financiamento será gasto em obras de manutenção de hospitais, estradas e escolas, entre outros projetos, em investimentos distribuídos por todo o país, em particular para o norte de Inglaterra, de eleitorado tradicionalmente trabalhista mas que os conservadores conquistaram nas eleições legislativas de dezembro.

"Construir casas, consertar o [serviço público de saúde] NHS, enfrentar a crise de competências, remendar a lacuna indefensável de oportunidades, produtividade e conectividade entre as regiões do Reino Unido. Para unir e nivelar. Para esse fim, vamos construir, construir, construir", prometeu. 

Boris Johnson admitiu inspirar-se no 'New Deal' do Presidente norte-americano democrata, Franklin Roosevelt, para combater os efeitos da depressão dos anos 1930 nos EUA, quando também embarcou numa série de investimentos públicos para criar empregos e ajudar a recuperação económica.

"Tudo o que posso dizer é que, se é assim, é porque é assim que deve parecer e ser, porque é isso que os tempos exigem - um governo poderoso e determinado e que abraça as pessoas num momento de crise", acrescentou.

De acordo com o instituto de estatísticas britânico ONS, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico caiu 2,2% no primeiro trimestre do ano face aos três meses anteriores, a maior queda desde 1979.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório