Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

TAP é "uma companhia de bandeira guineense"

O ministro de Estado e da Presidência do governo de Bissau, referiu ao semanário Expresso que “qualquer guineense sente a TAP como uma companhia de bandeira guineense”, devido à dívida que aquela empresa para com o país, na ordem dos seis milhões de dólares [cerca de 4,3 milhões de euros], e que não é cobrada devido ao sentimento de “irmandade” por parte do país, de acordo com Fernando Vaz.

TAP é "uma companhia de bandeira guineense"

“Qualquer guineense sente a TAP como uma companhia de bandeira guineense”, disse em entrevista ao Expresso o ministro de Estado e da Presidência do governo de Bissau. Em causa está uma dívida “para com as Finanças de Guiné-Bissau (…) que ascende aos seis milhões de dólares [cerca de 4,3 milhões de euros].

Ainda assim, e “apesar de todas as dificuldades financeiras que o país tem vivido nos últimos anos, nunca pressionámos a TAP a pagar a dívida”, o que “demonstra a boa vontade do governo [guineense] em colaborar” com a companhia aérea, esclareceu Fernando Vaz.

Estes números devem-se ao facto de, segundo o governante, “a TAP não pagar impostos na Guiné-Bissau desde 2004 até hoje”, acumulando e cobrando à mesma “nos bilhetes a taxa aeroportuária”, acrescentou.

Questionado sobre se a companhia aérea nacional tem conhecimento desta situação, Fernando Vaz garantiu que “a TAP sabe”, tendo já sido “notificada várias vezes”. “A desculpa da TAP é que há um acordo (…) mas essa justificação é mero expediente da TAP para não pagar impostos”.

Relativamente ao incidente com as autoridades portuguesas sobre a viagem num voo da TAP de 74 passageiros com passaportes falsos, o ministro referiu que “a TAP tem culpas neste processo”, devido ao facilitismo do check in online, acusou.

Acresce que “depois e já antes desde incidente, Portugal tem tido uma política incompreensível em relação ao governo de transição de Guiné”. Por conseguinte, “devia ter outra posição, até porque somos irmãos”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório