Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

TAP é "uma companhia de bandeira guineense"

O ministro de Estado e da Presidência do governo de Bissau, referiu ao semanário Expresso que “qualquer guineense sente a TAP como uma companhia de bandeira guineense”, devido à dívida que aquela empresa para com o país, na ordem dos seis milhões de dólares [cerca de 4,3 milhões de euros], e que não é cobrada devido ao sentimento de “irmandade” por parte do país, de acordo com Fernando Vaz.

TAP é "uma companhia de bandeira guineense"
Notícias ao Minuto

08:39 - 28/12/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Governante

“Qualquer guineense sente a TAP como uma companhia de bandeira guineense”, disse em entrevista ao Expresso o ministro de Estado e da Presidência do governo de Bissau. Em causa está uma dívida “para com as Finanças de Guiné-Bissau (…) que ascende aos seis milhões de dólares [cerca de 4,3 milhões de euros].

Ainda assim, e “apesar de todas as dificuldades financeiras que o país tem vivido nos últimos anos, nunca pressionámos a TAP a pagar a dívida”, o que “demonstra a boa vontade do governo [guineense] em colaborar” com a companhia aérea, esclareceu Fernando Vaz.

Estes números devem-se ao facto de, segundo o governante, “a TAP não pagar impostos na Guiné-Bissau desde 2004 até hoje”, acumulando e cobrando à mesma “nos bilhetes a taxa aeroportuária”, acrescentou.

Questionado sobre se a companhia aérea nacional tem conhecimento desta situação, Fernando Vaz garantiu que “a TAP sabe”, tendo já sido “notificada várias vezes”. “A desculpa da TAP é que há um acordo (…) mas essa justificação é mero expediente da TAP para não pagar impostos”.

Relativamente ao incidente com as autoridades portuguesas sobre a viagem num voo da TAP de 74 passageiros com passaportes falsos, o ministro referiu que “a TAP tem culpas neste processo”, devido ao facilitismo do check in online, acusou.

Acresce que “depois e já antes desde incidente, Portugal tem tido uma política incompreensível em relação ao governo de transição de Guiné”. Por conseguinte, “devia ter outra posição, até porque somos irmãos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório