Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Bancos poderão subcontratar sistema para receber denúncias internas

Os bancos vão poder subcontratar sistemas informáticos que recebam denúncias de práticas irregulares internas, para se "promover o anonimato", de acordo com um projeto de um novo Aviso do Banco de Portugal em consulta pública.

Bancos poderão subcontratar sistema para receber denúncias internas
Notícias ao Minuto

16:10 - 24/02/20 por Lusa

Economia BdP

"De modo a promover o anonimato das participações, prevê-se expressamente a possibilidade de o sistema informático de suporte à participação de irregularidades ser subcontratado", pode ler-se na nota justificativa da consulta pública do Aviso, disponível no 'site' do Banco de Portugal.

Já na redação do projeto de aviso, no artigo 37.º, prevê-se que "caso a natureza, nível e complexidade das atividades prosseguidas pela instituição não justifique a implementação, na instituição, de um sistema informático de suporte à participação de irregularidades [...] a instituição pode proceder à sua subcontratação".

A contratação a uma entidade externa deste tipo de serviço prevê que a participação de irregularidades através do sistema informático externo não obste ao "acompanhamento e análise, pelo órgão de fiscalização, de qualquer participação efetuada".

"O órgão de administração assegura que a qualidade do sistema informático subcontratado é objeto de avaliação pela função de auditoria interna da instituição", pode também ler-se no projeto de aviso.

A avaliação "inclui controlo de qualidade, revisão dos controlos gerais de tecnologias de informação e conformidade do sistema informático com a legislação e regulamentação aplicáveis e com os normativos internos em vigor na instituição".

O projeto de aviso do banco de Portugal estará em consulta pública até 23 de março.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório