Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Cabo Verde Interilhas adia viagem inaugural de novo navio

A CV Interilhas, concessionária do serviço de transportes marítimos de passageiros e cargas em Cabo Verde, anunciou hoje o adiamento da viagem inaugural do primeiro navio da empresa, que estava prevista para 18 de fevereiro.

Cabo Verde Interilhas adia viagem inaugural de novo navio
Notícias ao Minuto

20:10 - 14/02/20 por Lusa

Economia Cabo Verde

"A CV Interilhas vem informar que por não estar ainda concluído todo o processo de registo do navio "Chiquinho BL" na bandeira de Cabo Verde, a cerimónia de inauguração ficou adiada", informou a empresa, em comunicado.

"A CV Interilhas e a Bandeira de Cabo Verde estão, em conjunto, a reunir todos os esforços necessários para a rápida conclusão deste processo, para poder colocar o novo navio em operação, reforçando o seu compromisso com a população de Cabo Verde: ligar o país pelo mar, aproximando as pessoas, com rapidez, regularidade e segurança", concluiu a nota da empresa, que não avançada nova data para a viagem inaugural.

O primeiro navio da CV Interilhas, batizado de Chiquinho BL, chegou a Cabo Verde em finais de janeiro e tinha viagem inaugural marcada para 18 de fevereiro.

A CV Interilhas, liderada pelo grupo português Transinsular, referiu que o navio, construído no estaleiro de Busan, na Coreia do Sul, chegou ao Porto Grande, no Mindelo, ilha de São Vicente, após 54 dias de viagem.

A mesma fonte adiantou que o navio seria encaminhado para os estaleiros navais da Cabnave onde seria armado e a aguardar a conclusão dos respetivos procedimentos administrativos de licenciamento, nomeadamente alteração de bandeira.

O navio vai ficar a fazer exclusivamente as ligações entre as ilhas vizinhas de Santo Antão e São Vicente, no norte de Cabo Verde e a empresa prevê que venha a transportar, ainda este ano, cerca de 300 mil passageiros e 30 mil viaturas.

Além do "Chiquinho", a CV Interilhas continuará a realizar as suas operações normais com os cinco navios fretados.

O novo navio da frota da CV Interilhas tem 76 metros de comprimento, capacidade para 430 passageiros e 50 veículos ligeiros, podendo carregar viaturas até 50 toneladas.

A CV Interilhas está a operar desde 15 de agosto em Cabo Verde, tendo já realizado mais de 2.000 viagens, transportando mais de 250 mil passageiros e 20 mil viaturas.

A transportadora marítima é detida em 51% pela Transinsular, do grupo português ETE, enquanto 49% pertencem a armadores cabo-verdianos, que fornecem os navios para estas ligações entre ilhas e que antes operavam de forma independente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório