Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2020
Tempo
10º
MIN 5º MÁX 13º

Edição

Costa não vê congelamento das rendas como solução para Lisboa

Em entrevista à Bloomberg, o primeiro-ministro disse que a solução de congelar os preços das casas em Lisboa, tal como Berlim se prepara para fazer, não é viável por cá.

Costa não vê congelamento das rendas como solução para Lisboa

Berlim está prestes a congelar os preços das casas por cinco anos, uma iniciativa que visa conter a subida do mercado imobiliário. A questão dos preços das casas é também preocupante em Lisboa, mas o primeiro-ministro, António Costa, disse em entrevista à Bloomberg, que esta não é uma solução viável para a expansão da capital portuguesa

"Tivemos esta experiência de congelamento das rendas durante 40 anos e é uma solução muito má para a preservação e renovação da cidade", disse o primeiro-ministro. 

Porém, lembra António Costa que "há outras ferramentas além do congelamento" e admitiu: "Talvez para Berlim seja uma boa solução". 

A Assembleia Legislativa de Berlim, na Alemanha, aprovou o congelamento e o teto máximo do valor de arrendamento de imóveis durante cinco anos, mas a oposição ameaçou fazer recuar o texto contestando a decisão por via judicial.

O valor de arrendamento de casas em Berlim tem estado a aumentar há vários anos e, apesar da área vasta da cidade, há carência de habitações.A Assembleia Legislativa planeia congelar o valor de arrendamento de imóveis este ano e durante os próximos cinco. A partir de 2025, alguns arrendamentos poderão aumentar 1,3%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório