Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Arrendar? Custa mais em Lisboa do que em Berlim com 'estes' preços

O mercado imobiliário continua em altas pela capital portuguesa. Comparando com outras capitais europeias, a portuguesa continua a liderar.

Arrendar? Custa mais em Lisboa do que em Berlim com 'estes' preços
Notícias ao Minuto

08:50 - 10/02/20 por Notícias ao Minuto

Economia arrendar

O mercado imobiliário continua a dar que falar em Portugal. Basta uma visita aos sites de procura de casas para perceber que os preços não estão convidativos. Uma análise revelada pelo Público explica que custa mais arrendar em Lisboa do que em cidades como Barcelona ou Berlim. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que o metro quadrado para arrendamento em Lisboa custa 11,71 euros

A análise do jornal tem por base os valores dos arrendamentos em comparação com os rendimentos das famílias. Os dados apontam para que o T2 em Lisboa custe 916 euros, contra 1.170 em Barcelona e 1.491 euros em Berlim.

Porém, como os rendimentos na capital portuguesa são mais baixos do que nas restantes, a taxa de esforço de um casal em Portugal chega aos 58%, sendo que em Barcelona é de 45% e em Berlim é de 40%.

Quer isto dizer que a situação de arrendar casa na capital portuguesa é mais complicada do que nas outras duas cidades. 

Lisboa continua a ser o concelho com os preços mais elevados

O valor mediano das rendas de habitação estabelecidas nos novos contratos de arrendamento celebrados no primeiro semestre do ano passado - os dados mais recentes disponibilizados pelo INE - registou uma taxa de variação homóloga de +9,2%, fixando-se em cinco euros por metro quadrado.

Lisboa apresentou o valor da renda mais elevado do país (11,71 Euro/m2), destacando-se as freguesias de Santo António (14,12 Euro/m2), da Misericórdia(14,03 Euro/m2) e Parque das Nações (13,67 Euro/m2) com os valores medianos de rendas da habitação mais elevados.

À semelhança de semestres anteriores, a Área Metropolitana de Lisboa concentrou cerca de um terço dos novos contratos de arrendamento (23.562). As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto representaram, em conjunto, 50% do total de novos contratos do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório