Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Iniciada construção de troço ferroviário do Corredor Internacional Sul

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje o início das obras de construção do novo troço ferroviário entre Évora Norte e Freixo, que integra o futuro Corredor Internacional Sul, num investimento de 46,6 milhões de euros.

Iniciada construção de troço ferroviário do Corredor Internacional Sul
Notícias ao Minuto

18:49 - 21/01/20 por Lusa

Economia Comboio

Segundo um comunicado da IP, a empreitada, cujo auto de consignação foi assinado hoje, tem um prazo de execução de 540 dias e será desenvolvida pelo consórcio que integra as empresas Fergrupo, COMSA e Constructora San Jose.

A construção do novo troço ferroviário, com uma extensão de 20,5 quilómetros, está inserida no Programa de Modernização da Rede Ferroviária Nacional "Ferrovia 2020" e envolve um investimento de 46,6 milhões de euros, refere a IP.

De acordo com a empresa pública, a obra contempla, entre outros trabalhos, a criação de nova plataforma de via férrea, a execução de uma estação técnica e a construção de 13 obras de arte correntes e seis especiais, nomeadamente pontes ferroviárias.

"A nova plataforma de via férrea e as obras de arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via", realça a IP.

Com o início da construção do troço entre Évora Norte e Freixo (concelho de Redondo), estão já em desenvolvimento as três empreitadas da nova Linha de Évora, o que, no seu conjunto, representa a criação de 80 quilómetros de plataforma de via férrea integralmente nova.

A nova via ferroviária fará a ligação à Linha do Leste e é constituída pelos subtroços Évora Norte/Freixo (20,5 quilómetros), Freixo/Alandroal (20,5 quilómetros) e Alandroal/Elvas -- Linha do Leste (38,5 quilómetros).

Este contrato será objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de cofinanciamento com uma comparticipação de 40%.

Também inserida no futuro Corredor Internacional Sul, a obra de modernização do troço da Linha do Leste entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha), num investimento de 20,4 milhões de euros, encontra-se em fase de conclusão, divulgou, na segunda-feira, a IP.

Segundo a empresa pública, já foram iniciadas as vistorias aos trabalhos executados no âmbito da empreitada de modernização do troço ferroviário entre Elvas e Caia, no distrito de Portalegre, com 11 quilómetros de extensão.

A IP salienta que o Corredor Internacional Sul pretende reduzir o tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia, e "aumentar a eficiência e atratividade" do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório