Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Imobiliária Merlin Properties valoriza 4,28% no primeiro dia na bolsa

As ações da Merlin Properties, empresa imobiliária que na terça-feira anunciou a sua entrada na bolsa de Lisboa, fecharam o dia a valorizar-se em 4,28% face ao preço de fecho do dia anterior em Madrid.

Imobiliária Merlin Properties valoriza 4,28% no primeiro dia na bolsa
Notícias ao Minuto

19:05 - 15/01/20 por Lusa

Economia Bolsa de Lisboa

A empresa iniciou hoje a negociação de quase 470 milhões de títulos a 12,37 euros, valor com que fecharam na terça-feira em Madrid, e abriu a negociação em Lisboa nos 12,60 euros, fechando o dia nos 12,90 euros.

De acordo com a agência Efe, durante a sessão foram negociadas 4.082 ações.

Se se contabilizarem apenas as movimentações no dia de hoje em Lisboa, a Merlin valorizou 2,38%, correspondentes aos 0,30 euros compreendidos entre os 12,60 e os 12,90 negociados.

A Merlin Properties entra na bolsa de Lisboa através de 'dual listing', uma operação em que as mesmas ações que negoceiam em Espanha passam também a negociar na Euronext Lisbon (bolsa de Lisboa).

O valor de referência ou de partida para o arranque da negociação das ações da Merlin Properties hoje foi o do fecho da sessão de terça-feira na praça espanhola (12,37 euros), mas os 19,60 euros de arranque em Lisboa indicam que já tinham sido efetuadas ordens de compra e venda antes da abertura da sessão lisboeta.

O presidente executivo desta sociedade espanhola gestora de imobiliário, Ismael Clemente, afirmou na terça-feira que irá propor na próxima assembleia-geral o pagamento de um dividendo de 32 cêntimos, valor que somará aos 20 cêntimos já pagos.

Ismael Clemente disse também esperar que a entrada da empresa na bolsa de Lisboa reforce a relação com os investidores e a "visibilidade" da empresa no mercado português, que considera estar numa fase mais interessante do que o espanhol.

"Portugal está neste momento numa fase de mais interesse para os investidores internacionais. Espanha tem mais tamanho e liquidez, mas Portugal é neste momento um mercado [imobiliário] mais interessante", referiu Ismael Clemente durante a cerimónia de admissão à cotação das ações da sociedade gestora imobiliária na bolsa de valores de Lisboa.

A Merlin é a maior empresa imobiliária cotada em Espanha atualmente, com uma capitalização bolsista superior a 5,9 mil milhões de euros (12,57 euros por ação), valor que a coloca em 24.º lugar entre as empresas cotadas no índice IBEX 35 de Madrid.

Especializada no investimento imobiliário em escritórios, instalações comerciais e de logística, a empresa tem em Portugal nove edifícios de escritórios, a par com dois espaços comerciais (o Monumental, em Lisboa, e o Almada Fórum) e da plataforma logística Lisboa Norte, que representam cerca de 9% dos ativos globais, mas o objetivo é reforçar o peso do investimento português para os 15% da carteira total.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório