Inflação no Reino Unido cai para 1,3% em 2019, um mínimo desde 2016

A taxa de inflação do Reino Unido foi de 1,3% em 2019, um mínimo desde finais de 2016, depois de recuar para 1,5% em dezembro face a novembro, informou hoje a agência nacional de estatística britânica.

Brexit: Chefe da diplomacia alemã alerta para "desintegração" da UE

© Getty Images

Lusa
15/01/2020 11:44 ‧ 15/01/2020 por Lusa

Economia

brexit

 

A inflação britânica recuou inesperadamente para um mínimo de mais de três anos desde novembro de 2016 devido à descida dos preços dos hotéis ou à queda dos custos no setor a retalho, entre outros fatores, referem analistas citados pela agência Efe.

A descida da taxa de inflação poderia agora alimentar as expectativas entre os mercados financeiros de que o Banco de Inglaterra baixe as taxas de juro.

"A inflação baixou em dezembro porque os preços dos hotéis se mantiveram baixos", declarou hoje o responsável da agência de estatística britânica (Office for National Statistics, ONS), Mike Hardie.

O técnico sublinhou que a descida do preço da roupa feminina "com mais artigos em saldo" foi outro fator determinante para a descida da taxa de inflação.

Cerca de 33% dos hotéis inquiridos em dezembro para ONS confirmaram a queda dos preços e apenas 10% informaram que os tinham aumentado, revelou a ONS em comunicado.

Concretamente, os preços deste tipo de alojamento recuaram cerca de 7,5% entre novembro e dezembro, contra um aumento nos mesmos meses de 2018.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas