Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Associados do Montepio aprovaram com maioria plano e orçamento de 2020

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral aprovaram na segunda-feira à noite com 98% dos votos o programa de ação e orçamento de 2020, disse fonte oficial da mutualista à Lusa

Associados do Montepio aprovaram com maioria plano e orçamento de 2020
Notícias ao Minuto

06:56 - 31/12/19 por Lusa

Economia Montepio Geral

Esta foi a primeira reunião magna após a saída de Tomás Correia da presidência da Associação Mutualista Montepio Geral e a assunção do cargo por Virgílio Lima, que nos últimos anos era administrador.

A idoneidade de Tomás Correia para continuar à frente da mutualista foi um tema que se arrastou ao longo deste ano e que terminou com o pedido de escusa do próprio gestor, que saiu em 15 de dezembro do cargo que ocupava há 11 anos.

O plano de ação e orçamento (PAO) aprovado esta segunda-feira prevê, para 2020, uma quebra de 30,7% de receitas associativas face a 2019, passando de 658 milhões de euros este ano para 456 milhões em 2020, apesar de um aumento de associados próximo dos 10 mil.

O PAO para 2020 prevê ainda receitas líquidas de 5,4 milhões de euros, um aumento face aos dois milhões de euros estimados para 2019.

O parecer do Conselho Fiscal, disponível no 'site' da mutualista, é positivo ao plano para 2020, mas adverte que "frequentemente os acontecimentos futuros não ocorrem de forma esperada, pelo que os resultados reais poderão vir a ser diferentes dos previstos e as variações poderão vir a ser materialmente relevantes".

O Conselho Fiscal refere ainda que, em 2019, "se registou uma muito baixa taxa de execução das medidas tendentes ao alargamento da oferta de modalidades mutualistas no tocante a novas finalidades e modelos de proteção e solvência social".

A Associação Mutualista Montepio Geral tem cerca de 600 mil associados e é o topo do grupo Montepio, cuja principal empresa é o Banco Montepio.

O grupo mutualista está numa fase de indefinição sobre o seu futuro, desde logo por dúvidas sobre a saúde das suas finanças.

A associação mutualista aguarda ainda o parecer do Governo aos novos estatutos e o banco Montepio - que nos últimos meses tem estado em instabilidade governativa - aguarda a posição do Banco de Portugal à indigitação de Pedro Leitão como presidente executivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório