Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Atividade transformadora na zona euro toca mínimos desde 2012

A atividade transformadora na zona euro tocou em setembro mínimos desde 2012, ao situar-se em 45,7 pontos, contra os 47 pontos observados em agosto, indicou hoje o instituto IHS Markit.

Atividade transformadora na zona euro toca mínimos desde 2012
Notícias ao Minuto

12:53 - 01/10/19 por Lusa

Economia Atividade

A produção e os novos pedidos de encomendas denotaram quedas acentuadas, enquanto os custos tiveram a maior quebra desde abril de 2016.

De acordo com o instituto IHS Markit, o nível dos 50 pontos no índice PMI separa a contração da atividade da economia de uma situação de expansão.

O economista-chefe para a área de Negócios da IHS Markit, Chris Williamson, afirmou que "o pior está para acontecer", já que os indicadores sobre o futuro (como a relação entre os pedidos e os 'stocks') se deterioraram ainda mais no mês de setembro.

"As empresas também se mostram pessimistas face às perspetivas para os próximos 12 meses" uma vez que o grau do otimismo se situou próximo do seu mínimo de sete anos e meio devido às preocupações com a guerra comercial, a desaceleração do crescimento económico no mundo e as preocupações geopolíticas", incluindo o 'Brexit', salientou o responsável.

A queda da atividade transformadora na zona euro foi liderada pela indústria alemã, que apresentou em setembro uma queda na atividade para 41,7 pontos, o menor valor desde 2009.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório