Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Equipa secreta a vigiar? Fisco aguarda auditoria para "não repetir erros"

A Autoridade Tributária (AT) já deu entrada com uma auditoria à atuação da equipa, estando a mesma em fase de finalização.

Equipa secreta a vigiar? Fisco aguarda auditoria para "não repetir erros"
Notícias ao Minuto

12:35 - 07/06/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

A Direção de Finanças do Porto, que já esteve envolvida na cobrança de dívidas aos condutores, criou uma equipa que vigia, segue e fotografa contribuintes suspeitos de crimes fiscais, avança o Jornal Económico. A Autoridade Tributária (AT) já deu entrada com uma auditoria para averiguar os procedimentos, de modo a que não sejam repetidos os mesmos erros. 

Ao Notícias ao Minuto, fonte do Ministério das Finanças adiantou que "a auditoria à atuação da equipa foi determinada no Plano de Atividades 2018 foi elaborada e está em fase de finalização". Por isso, o Governo diz que é necessário "deixar os procedimentos correrem e aguardar tranquilamente pelos resultados e com eles apontar no sentido de melhorar e não repetir erros", adiantou a mesma fonte. 

Já esta sexta-feira, o CDS anunciou que quer ouvir o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, sobre as "operações de fiscalização de trânsito", ou 'operações stop', em vários pontos do país, "em que as autoridades policiais", com a AT, fizeram a "cobrança de dívidas fiscais, numa atuação claramente abusiva e desproporcionada", além de operações de fiscalização tributária de casamentos, entretanto canceladas.

No mesmo esclarecimento enviado ao Notícias ao Minuto, o gabinete de Mário Centeno adianta que é necessário "manter a firme determinação na orientação de uma AT mais próxima dos cidadãos e radicalmente respeitadora dos direitos e garantias dos contribuintes", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório