Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crédito y Caución prevê que insolvências em Portugal se reduzam em 4%

As insolvências em Portugal deverão reduzir-se, este ano, em 4%, uma tendência contrária à da maioria da União Europeia, que conta com aumentos nos encerramentos de empresas, segundo um relatório da Crédito y Caución, hoje divulgado.

Crédito y Caución prevê que insolvências em Portugal se reduzam em 4%
Notícias ao Minuto

16:02 - 23/05/19 por Lusa

Economia 2019

"A economia portuguesa tem assistido a uma recuperação rápida em anos recentes, o que afetou positivamente o nível de insolvências", lê-se no documento.

"Em 2019, espera-se um decréscimo nas insolvências ao mesmo ritmo do ano passado (menos 4%)", avança a Crédito y Caución, especializada em seguros de crédito.

No resto da Europa, o cenário é bem diferente, com exceção de Espanha onde o crescimento económico robusto previsto para este ano deverá resultar numa queda de 5% das insolvências, diz a empresa.

A Crédito y Caución detalha que na Alemanha um "arrefecimento" na economia terá como resultado o aumento de 2% nas falências de empresas.

No Reino Unido, a subida deverá ser de 7%, em Itália de 6%, na Holanda de 3%, em França também de 3% e na Irlanda de 2%, de acordo com o mesmo documento.

O relatório tem ainda dados históricos sobre a evolução das insolvências em Portugal, com 2012 a ser o pior ano, registando um aumento de 46%.

Depois disso, as insolvências só subiram em 2015, em 12%, tendo vindo consistentemente a descer desde esse ano.

Globalmente, a América Latina é a única região na qual a Crédito y Caución espera ver uma melhoria nas insolvências em 2019, impulsionada pela lenta recuperação da economia brasileira, com uma redução de 5% nas falências.

Além disso, citando dados da Oxford Economics, a Crédito y Caución refere ainda que o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal deverá rondar os 1,6% este ano e 1,4% em 2020, valores inferiores aos previstos pelo Governo, de 1,9% para os dois anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório