Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tem até ao final do mês para reclamar das suas despesas do IRS

Até ao dia 31 de março decorre o prazo para a reclamação dos valores apurados pelo Fisco para efeitos de IRS.

Tem até ao final do mês para reclamar das suas despesas do IRS
Notícias ao Minuto

08:04 - 19/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

Os contribuintes têm até ao final do mês para reclamar das despesas apuradas pela Autoridade Tributária (AT) para efeitos de IRS. O prazo para as reclamações arrancou na sexta-feira, dia 15 de março, e por isso é a altura ideal para entrar no Portal das Finanças e confirmar as despesas que teve em 2018. O que fazer caso note um erro, uma omissão ou desconformidade? Reclamar.

Assim sendo, durante estes 15 dias os contribuintes podem apresentar uma reclamação face aos valores calculados pelo Fisco, em relação às despesas gerais familiares e às que resultam de restaurantes, oficinas, salões de beleza, transportes e veterinários. 

Como consultar as despesas?

Em primeiro lugar deve aceder ao Portal das Finanças. Depois deve selecionar a opção 'serviços tributários', seguida de ' serviços'. Depois, clicando em 'mapa do sítio' deve selecionar a opção 'consultar despesas para deduções à coleta'.

Estas despesas são apresentadas em determinados grupos económicos, que vão desde a saúde até aos passes de transportes públicos, passando por despesas de educação e relacionadas com imóveis. No topo da página deverá também ser indicado o valor total das deduções provisórias em IRS.  

No caso de querer reclamar saiba que o pode fazer através do Portal das Finanças, presencialmente numa repartição das Finanças ou, ainda, por escrito. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório