Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Saúde pode sair 'ilesa' de novos cortes

A área da Saúde deverá escapar aos novos cortes impostos pela troika. De acordo com a edição de hoje do Diário Económico, os técnicos do FMI, BCE e Comissão Europeia acreditam que o Ministério de Paulo Macedo já ajustou a sua parte de despesa pública, tendo alcançado melhores resultados do que os dos restantes países europeus.

Saúde pode sair 'ilesa' de novos cortes
Notícias ao Minuto

07:50 - 03/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Ajustamento

Em Portugal há já duas semanas, os técnicos da troika querem deixar a área da Saúde de fora dos novos cortes.

Segundo o Diário Económico, os representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia, defendem que o Ministério de Paulo Macedo já atingiu os limites dos cortes orçamentais e que não devem ser efectuados mais cortes no financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A sair ilesa dos cortes da troika, a área da Saúde fica agora exclusivamente a cargo do Governo, cabendo a Paulo Macedo decidir qual deverá ser a contribuição do sua tutela no âmbito da reforma do Estado, através da qual deve ser reduzido um total de 3,6 mil milhões de euros na despesa.

Contudo, escreve o Diário Económico, existe a possibilidade de o SNS voltar a ser alvo de cortes transversais caso haja, entretanto, mais algum chumbo por parte do Tribunal Constitucional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório