Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

BCE defende respeito de regras orçamentais em particular dos endividados

O Banco Central Europeu (BCE) defendeu o respeito pelas regras orçamentais existentes na zona euro, especialmente nos países com elevado endividamento público, como Itália, segundo as atas da reunião de política monetária de 26 de abril divulgadas hoje.

BCE defende respeito de regras orçamentais em particular dos endividados
Notícias ao Minuto

14:09 - 24/05/18 por Lusa

Economia Governador

O Conselho de Governadores do BCE considerou que as reformas estruturais em países da zona euro devem intensificar-se e pediu uma rápida conclusão da união bancária e do mercado de capitais.

O BCE referiu que ainda é necessário "um elevado grau de flexibilidade monetária", dado que, apesar de o crescimento económico continuar a "um ritmo sólido", os riscos relacionados com a ameaça de protecionismo tornaram-se "mais proeminentes".

De acordo com as atas, os dirigentes do BCE consideram que os conflitos comerciais não só podem ter um efeito adverso na atividade dos países envolvidos, como podem ter "efeitos mais amplos como consequência do aumento da incerteza e da diminuição da confiança".

A incerteza associada à prolongada tensão comercial atual já pode ter efeitos nas exportações de algumas economias da zona euro, indicam.

Em relação à sua política monetária, o BCE disse acreditar que deve manter-se invariável e esperar para determinar com precisão as causas da desaceleração económica do primeiro trimestre.

A inflação subjacente continua débil e para recuperar é preciso "paciência, persistência e prudência".

Segundo as atas, a maioria dos membros defende que deve manter-se em aberto a posição em relação ao final das compras de dívida, que se mantém pelo menos até final de setembro, e a orientação sobre as taxas juro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório