Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grevistas da CGD em França vão manifestar-se em frente à embaixada

A intersindical FO-CFTC e a comissão de negociação dos trabalhadores da sucursal francesa da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em greve há mais de um mês, convocaram um protesto em frente à embaixada de Portugal, em Paris, na sexta-feira.

Grevistas da CGD em França vão manifestar-se em frente à embaixada
Notícias ao Minuto

14:11 - 22/05/18 por Lusa

Economia Paris

De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Lusa, a manifestação visa contestar a alegada "alienação (venda) da sucursal de França da CGD prevista no plano de reestruturação negociado pelo Governo português com Bruxelas e a consequente morte do serviço público da banca dirigido à emigração portuguesa em França".

A intersindical FO-CFTC, que apoia a greve que começou em 17 de abril, critica a falta de acesso dos trabalhadores ao plano de reestruturação do banco e acusa a direção da CGD em França de "gestão danosa" devido a "projetos inoperantes que levaram a uma acentuada degradação do serviço à clientela portuguesa e à deterioração da saúde física e mental dos trabalhadores".

O documento fala, ainda, em "intimidação dos trabalhadores em geral e dos trabalhadores em greve em particular" por parte da direção da CGD em França.

Cristina Semblano, membro da comissão de negociação eleita pelos trabalhadores em greve, sublinhou à Lusa que o protesto vai realizar-se em frente à embaixada de Portugal em Paris para "chamar a atenção do Governo português para que a Caixa Geral de Depósitos, empresa pública, está numa situação de paralisação total e que até agora não parece ter havido preocupação em pôr um termo a essa situação".

Para a porta-voz da intersindical FO-CFTC, "o fim deste conflito" passa por "abrir negociações sérias", acusando a direção-geral da sucursal de não ser "de forma alguma um interlocutor de boa fé" porque, "em dois anos, é o segundo movimento social que mostra a má vontade desta direção-geral em dialogar".

Por outro lado, Cristina Semblano acusa a direção-geral da sucursal francesa de estar a reunir-se com "representantes de sindicatos minoritários que nada têm a ver com o movimento de greve", considerando que "a única instância legítima e legitimada pelos trabalhadores para dialogar no âmbito de um movimento social" é a comissão de negociação composta por membros eleitos pelos trabalhadores em greve.

A greve, iniciada no dia 17 de abril, foi apoiada pela intersindical francesa FO-CFTC, mas não foi seguida pelos sindicatos CGT e CFDT.

Numa carta aberta enviada aos membros do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da CGD Lisboa e ao Ministério das Finanças, datada de 18 de maio, a comissão de negociação exigiu um novo interlocutor para dialogar e acusou a direção-geral da sucursal francesa de minimizar o impacto da greve.

O protesto de sexta-feira, junto à embaixada de Portugal, em Paris, está marcado para entre as 14h00 e as 18h00 (horas locais, menos uma hora em Lisboa).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório