Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Se ganharmos, colocamos as três equipas no pote de campeão"

Jorge Jesus admite que o FC Porto "está a fazer um campeonato excelente", mas acredita que o Sporting tem "possibilidades para sair do Dragão com uma vitória".

"Se ganharmos, colocamos as três equipas no pote de campeão"

Ainda que o Sporting parta para o Clássico com seis pontos de desvantagem para o líder FC Porto, Jorge Jesus considera que a responsabilidade de vencer está repartida entre ambos. Falando na conferência de imprensa de antevisão à partida, o técnico leonino admitiu, no entanto, que, em caso de derrota, será complicado vir a lutar pelo título.

O que muda dos últimos Clássicos: Não difere muito. Um dos três jogos foi para o campeonato, em Alvalade, os outros dois foram para a Taça e para a Taça da Liga… Há algumas coisas que mudam, são jogos completamente diferentes. Há pontos, há estratégias diferentes. Vamos à procura dessa ideia para fazer um excelente jogo no Dragão, sabendo que vamos jogar com o primeiro e temos que estar ao nível do que estivemos nos outros três jogos, apontando algumas vantagens que temos de introduzir. Temos possibilidades para sair do Dragão com uma vitória, mas sabemos que vamos jogar muitas vezes apertados. Estamos preparados para isso. Tanto que, em três jogos, só houve um golo.

Derrota afasta Sporting do título: Não podemos branquear que, passando de cinco para oito pontos, é diferente. Mas não penso assim. Depois deste jogo passarão a faltar nove jornadas, 27 pontos. Claro que é difícil, mas no futebol tudo é possível.

Dúvidas para o Dragão: Continuamos a ter muitas dúvidas. Temos a possibilidade do treino de amanhã, se não estiver a chover muito, tirar as últimas conclusões. Não treinámos, recuperámos ontem. Os jogadores que tiveram o surto de gripe não treinaram. Clinicamente, estão bem. Agora, claro que estarão convocados. Temos muitas horas até ao jogo, vamos aguardar para decidir o ‘onze’.

Polémica no Estoril-FC Porto: Não conheço, não posso responder.

Recurso do castigo de Gelson: É um facto que os serviços contenciosos do Sporting abordaram o tema. A decisão está lá, não temos dúvidas de que pode levar um jogo. Há outra componente que os serviços jurídicos do Sporting estão atentos. Há uma percentagem que pode ser factual, vamos aguardar até amanhã.

Diferença para o FC Porto: Decisivos têm sido todos os jogos. O FC Porto está à frente com cinco pontos. A diferença é pontual. Durante o campeonato, fizeram jogos melhores e piores. Nestes últimos jogos, o Sporting não esteve ao nível que já esteve, porque também jogou em Tondela e com o Moreirense com menos um jogador, vindo de jogos a meio da semana. O cenário é diferente. Queremos recuperar esses pontos. Não tem sido fácil, o FC Porto está a fazer um campeonato excelente, ainda não perdeu.

Que pergunta faria a Jorge Jesus se fosse jornalista: É interessante, já pensei nisso. Somos todos agentes do futebol, temos essa responsabilidade. Acho que as perguntas deviam ser muito mais específicas, mais a ver com o jogo. Não há uma pergunta que tenha a ver com estratégia. Fazia perguntas mais a ver com o jogo.

Explorar lado esquerdo da defesa do FC Porto: O Alex é um excelente lateral-esquerdo. Em termos ofensivos, tem uma grande importância no jogo do FC Porto. Quando estás a defender, tens que te preocupar com ele. Não sei quem vai jogar naquele lugar não seja bom jogador, mas não tem as caraterísticas do Alex.

Redução do passivo: Quem potencia os ativos são os treinadores, quem valoriza os clubes são os jogadores. Sem uma coisa não há outra.

Estratégia muda com ausências: O Alex, o Danilo, o Soares são jogadores que mais jogam no FC Porto. No Sporting há o Bas Dost, o Gelson, o Piccini… Têm jogado quase sempre. Cada treinador tem as suas outras opções, uns podem ter melhores ou piores. O futuro do futebol vai ser com jogadores e treinadores, durante o jogo, mudando de sistema. Tem sido o futuro das modalidades coletivas. Não tendo o jogador A ou B, podemos ir para outro sistema que dê essa segurança para a equipa continuar a ter rendimento.

Quem tem mais responsabilidade de vencer: É dos dois. Se ganharmos, praticamente colocamos as três equipas no pote de campeão. Se não ganharmos, ficamos mais afastados do que os outros dois.

Regresso de Danilo: O Danilo já se lesionou há algumas semanas, com o tempo que esteve de fora é natural que já esteja em condições, são situações que desconheço. É um jogador que tem sido determinante, portanto só tenho que aguardar. Não muda em nada a minha ideia.

Plano para parar Marega: Nestes três jogos, só houve um golo. E não foi o Marega que o fez, foi o Soares. O FC Porto tem vários jogadores no corredor central com poder físico que é preciso parar. Vamos trabalhar em cima do que fizemos, nesses três jogos o Marega não fez nenhum golo, não dizendo que não é um excelente jogador. Quando não estava lá, estava noutro clube e já o queria. Foi um jogador que sempre referenciei.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório