Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

005: Operação 'remontada' é tendência do Benfica esta temporada

Águias conseguem recuperar de uma desvantagem pela quinta vez neste campeonato e partem para uma goleada das antigas (5-1) na receção ao Sp. Braga. Sempre com a marca de... Jonas.

005: Operação 'remontada' é tendência do Benfica esta temporada
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

Quando este sábado Guedes adiantou o Rio Ave na frente do marcador, aos 8' minutos, após jogada magistral do pequeno génio Francisco Geraldes, 'caiu' um autêntico balde de água fria no até então ambiente bem quente da Luz. Os fantasmas do passado voltaram, até porque, pouco depois, só o poste direito da baliza de Bruno Varela impediu João Novais de gelar por completo as hostes benfiquistas. No entanto, no final, o drama deu lugar a um romance, graças a uma segunda parte encarnada verdadeiramente... apaixonante. O Benfica recuperou e chegou mesmo à goleada (5-1), com golos de Jardel, Pizzi, Jonas, Rúben Dias e Raúl Jiménez, assinando a quinta reviravolta esta época no campeonato. 

Um capítulo das 'remontadas' que teve início, curiosamente, diante da formação vilacondense, à 4.ª jornada, no estádio dos Arcos. Na altura, Lisandro López fez autogolo à passagem da hora de jogo, mas, 7' minutos depois, Jonas viria a estabelecer o empate final, de grande penalidade.

Na ronda seguinte, desta vez na Luz, as águias voltaram a ter uma entrada em falso e viram Fabrício, aos 56', colocar o Portimonense na frente. Contudo, a capacidade de reação benfiquista acabou por resolver o problema. Jonas, de novo da marca dos 11 metos, e André Almeida garantiram o triunfo para os comandados de Rui Vitória. 

Já em 2018, no sempre escaldante dérbi lisboeta, o Benfica voltou a sentir na pele a dor de correr atrás do prejuízo. Na receção ao Sporting, valeu o salvador da pátria encarnada a evitar a derrota. Gelson inaugurou o marcador para os leões, mas, já nos descontos, o 'Pistolas', também na conversão de um castigo máximo, assegurou um ponto e, apesar de não conseguir a vitória, evitou males maiores. E vão três recuperações! 

A última, obviamente antes desta conseguida diante dos arsenalistas, aconteceu precisamente na última jornada, no Restelo, frente ao Belenenses. Já nos últimos cinco minutos, Nathan deu vantagem aos comandados de Silas, mas no derradeiro lance da partida, quem mais, Jonas manteve-se como suspeito do costume e fixou a igualdade. Contas feitas, estas cinco 'ressurreições' valeram ao Benfica duas vitórias e três empates, ou seja, nove pontos. Curiosamente, todas elas tiveram marca... de Jonas. O avançado brasileiro continua a reforçar o estatuto de figura maior da época encarnada e soma já 28 golos em todas as provas - 25 no campeonato. Mais: Para já, segue numa série de nove jogos consecutivos a marcar, num total de 12 remates certeiros. É obra!

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório