Powered bySolverde
Disclaimer

Sérgio Conceição lidera face a Amorim, mas perdeu duelo de 2023/24

O treinador Sérgio Conceição, que orienta o FC Porto, está em vantagem no duelo com Rúben Amorim, atual 'timoneiro' do Sporting, mas perdeu o único duelo de 2023/24, na primeira volta da I Liga de futebol.

Sporting Lisbon's Portuguese coach Ruben Amorim (2nd-L) hugs FC Porto's Portuguese coach Sergio Conceicao (L) at the end of the Portuguese league football match between FC Porto and Sporting CP at the Dragao stadium in Porto on February 11, 2022. (Photo b

© Getty Images

Lusa
26/04/2024 13:31 ‧ 26/04/2024 por Lusa

Desporto

FC Porto

O ex-extremo de Lazio, Inter Milão ou Parma, de 49 anos, soma seis triunfos, contra quatro do ex-médio de Benfica, Belenenses ou Sporting de Braga, de 39, num confronto ainda com quatro empates e também favorável ao portista nos golos (19-14).

Conceição defrontou Amorim sempre ao comando do FC Porto, clube no qual ingressou em 2017/18, enquanto o atual técnico dos líderes da I Liga tem dois jogos ao serviço do Sporting de Braga, no qual se estreou ao mais alto nível em 2019/20.

Na presente temporada, mais precisamente em 18 de dezembro de 2023, os dois técnicos defrontaram-se pela 14.ª vez e o Sporting impôs-se por 2-0, em Alvalade.

O sueco Viktor Gyökeres, aos 11 minutos, e Pedro Gonçalves, aos 60, selaram o triunfo dos 'leões', por 2-0, num embate da 14.ª ronda da I Liga 2023/24 marcado pela expulsão do central portista Pepe, com vermelho direto, aos 51.

Com este triunfo, Amorim colocou um ponto final numa série de cinco derrotas consecutivas e oito jogos sem ganhar face a Conceição, num duelo que até começou favorável ao atual técnico dos 'leões', vencedor dos dois primeiros confrontos, no espaço de uma semana, em janeiro de 2020, pelo Sporting de Braga.

No dia 17, os 'arsenalistas' impuseram-se no Dragão por 2-1, para a ronda 17 do campeonato, com tentos de Fransérgio e do agora 'leão' Paulinho, num jogo em que o FC Porto falhou dois penáltis, e, no dia 25, na final da Taça da Liga, a vitória (1-0) foi selada por Ricardo Horta, aos 90+5 minutos.

Ainda na época 2019/20, Amorim rumou a Alvalade e, como 'leão', perdeu o primeiro encontro face a Conceição, que venceu por 2-0, com tentos de Danilo e Marega, e selou, em 15 de julho de 2020, o 29.º título de campeão da história dos portistas -- agora, no domingo, poderá ser o Sporting a celebrar o 20.º.

Na época seguinte, marcada pela pandemia de covid-19 e pelo título do Sporting, 19 anos depois, o técnico 'leonino' ainda ampliou a vantagem, com uma vitória e dois empates.

Os dois embates para a I Liga acabaram com igualdades, a dois tentos em Alvalade e a zero no Dragão, e, pelo meio, o Sporting venceu o FC Porto por 2-1 na final da Taça da Liga.

Em 19 de janeiro de 2021, o maliano Moussa Marega, com um golo aos 79 minutos, deu vantagem aos 'azuis e brancos', mas, na parte final, o cabo-verdiano Jovane Cabral, que tinha entrado aos 78, deu a volta ao jogo, com um 'bis', assinado aos 86 e 90+4.

Em 2021/22, os dois jogos do campeonato também acabaram empatados (1-1 em Alvalade e 2-2 no Dragão), com os portistas a imporem-se, depois, nas meias-finais da Taça de Portugal, com vitórias por 2-1 em Lisboa e por 1-0 no Porto.

O confronto entre Amorim e Conceição ficou igualado, com três vitórias para cada lado, mas o técnico do FC Porto prosseguiu na senda dos triunfos na época passada, somando mais três.

Os 'dragões' venceram em casa por 3-0, na terceira ronda do campeonato, ganharam por 2-0 em Leiria, na final da Taça da Liga, e, na segunda volta da I Liga, triunfaram por 2-1 em Alvalade.

Conceição 'manda' face a Amorim e, contando também as passagens por Olhanense, Académica, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, lidera igualmente o histórico global face ao Sporting, com 10 vitórias, 13 empates e sete derrotas, em 30 jogos, perdendo apenas nos golos (32-34).

O atual treinador portista 'empatou' os 'leões' uma vez em cada um dos clubes que representou antes de chegar aos 'dragões', pelos quais soma 10 vitórias, nove empates e três derrotas, com 28 golos marcados e 18 sofridos.

O 15.º duelo de Rúben Amorim com o FC Porto e o seu atual treinador, e o 31.º de Sérgio Conceição face ao Sporting está marcado para domingo, pelas 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto, e conta para a 31.ª jornada da I Liga 2023/24.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Diogo Jota

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas